O sistema de essências florais foi criado pelo médico inglês Edward Bach (1886-1936), é composto de 38 essências. Médico imunologista, bacteriologista e homeopata descobriu as essências florais por volta de 1928-30. Segundo ele, “A ação destes remédios consiste em elevar nossas vibrações e abrir nossos canais para recepção do Eu Espiritual; de inundar nossa natureza com a virtude particular de que precisamos, e em expurgar de nós o erro que causa o mal… Eles curam, não combatendo a doença, mas inundando nosso corpo com as sublimes vibrações de nossa Natureza Superior, em cuja presença a enfermidade se dissolve como a neve à luz do sol. Não existe cura autêntica, a menos que exista uma mudança de perspectiva, uma serenidade mental e uma felicidade interna“.

Emoções desarmoniosas

O Dr. Bach tinha a convicção de que cada ser humano pudesse finalmente descobrir dentro de si a verdadeira origem dos males que o afligem, indo buscar antes a causa e não o efeito, procurando nas emoções e na mente as desarmonias que bloqueiam sua evolução.

Para Dr. Bach não existem doenças e sim doentes e a remoção consciente das emoções desarmoniosas, dos preconceitos e dos traumas é o verdadeiro método de cura. A doença é evitável quando a Alma se encontra desempenhando sua missão, seja a de um humilde pedreiro ou a de um banqueiro.

História e processo

As essências florais são a transferência dos padrões positivos de energia para um meio líquido, colocando-se flores que estejam em perfeitas condições e no ápice de sua floração em uma vasilha com água pura, que então é deixada ao sol para ser potencializada. A infusão resultante é preservada e diluída, para ser usada interna e externamente.

Na Idade Média, os grandes alquimistas relacionavam a alma individual com a alma da natureza. Naquele período, a cultura dominante considerou o Ser Humano Um Microcosmo do Cosmo Maior. Assim, de acordo com Paracelso, um grande alquimista, o trabalho da verdadeira alquimia era extrair as substâncias da natureza e torná-las mais sutis e refinadas, aumentando assim seus poderes de transformar o ser humano.

Em nosso tempo, a terapia floral vem oferecer a perfeita fusão de uma antiga sabedoria com uma moderna percepção consciente dos padrões energéticos humanos. Os padrões positivos de energia que estão presentes nas essências florais despertam qualidades latentes em nossa consciência e estimulam a liberação dos bloqueios.

Os conhecidos quatro elementos estão presentes na preparação das essências florais. A terra, o ar, o sol ou fogo e a água. O 5º elemento seria o estado de consciência do preparador da essência floral unido ao desejo receptivo de cura do indivíduo.

Sintonia das emoções

As essências são a própria sintonia entre a alma humana e a alma da natureza. Melhora da autoestima, motivação, ancorar-se no momento presente, fases de grandes mudanças. É importante, dizer que acreditar na cura e tomar consciência é metade do caminho. Lembre-se: Toda força, poder e potencial de cura está dentro de você, no seu coração, sede de sua alma.

A terapia floral tem como objetivo o equilíbrio das emoções do indivíduo buscando a consciência plena, seu autoconhecimento, do seu mundo interior e exterior. No dia a dia, percebe-se que os problemas de saúde têm suas origens na mente; sentimentos reprimidos podem emergir, inicialmente, como conflitos mentais e, depois, como doença física. Como se costuma dizer, “a doença começa na alma e depois se instala no corpo físico.”

As essências são escolhidas de acordo com a necessidade de cada indivíduo; pessoas que apresentam os mesmos sintomas físicos podem ter padrões emocionais e questões de vida totalmente diferentes.

Papel-chave

As essências florais não são remédios para enfermidades físicas específicas, as transformações produzidas por elas nas emoções e nas atitudes podem vir a facilitar mudanças admiráveis na saúde física. Médicos qualificados têm relatado muitos casos em que as essências florais desempenham um papel-chave nos programas de tratamento de várias doenças. Podem ser bastante benéficas no tratamento de condições físicas, o que significa que deve existir um acompanhamento de um profissional qualificado, tratamento multidisciplinar, monitorando qualquer condição adversa.

Os florais atuando no emocional, agem “como se fossem uma cebola que vai retirando suas camadas, assim podem emergir questionamentos, sensações e sentimentos que devem ser trabalhados com cautela um a um, direcionando-os para o uso do floral adequado.

As reações ao floral existem encaminhando a pessoa para o seu autoconhecimento, aprendendo a lidar e a entender suas emoções. Um universo novo vai se descortinando. Muitas vezes pode ser doloroso no início, algumas sensações nem sempre são agradáveis, mas aos poucos a cada consulta semanal com o terapeuta floral essas sensações vão se harmonizando, dando vez a novas oportunidades, maneiras diferentes de ver a si mesmo.

Saúde interior

A terapia floral age no plano mais sutil da pessoa, seu efeito, reconhecido em 1976 pela Organização Mundial de Saúde, se constitui de grande ajuda à humanidade nestes momentos de transição, auxiliando a harmonização dos corpos (etérico, emocional e mental) e facilitando o livre fluxo das energias superiores através da personalidade, permitindo que o organismo humano descubra o seu caminho até a verdadeira saúde interior.

As essências Florais de Bach buscam somente o equilíbrio emocional e beneficiam pessoas em todas as idades, nos seus problemas típicos: bebês agitados, nervosos, medrosos, com cólicas; crianças com problemas de convivência na escola, com os pais ou com os irmãos, superagitadas; adolescentes com acne, rebeldes ou inseguros quanto aos relacionamentos e escolha de profissão; adultos e idosos; animais domésticos ou selvagens, que estão estressados, tristes, assustados, com alguma dificuldade de adaptação ou passando por algum tipo de manejo causando irritabilidade, medo ou tensão.

Esclarecimentos importantes

Um alerta necessário é “que as essências florais não tratam das doenças físicas e, sim, das emoções da pessoa”. Portanto, todo paciente com sintomas físicos deve procurar um médico para receber o tratamento adequado, (caso seja um animal, deve-se procurar um veterinário). A Terapia Floral não substitui qualquer tratamento médico ou veterinário.

Importante esclarecer também que é sempre bom consultar um terapeuta floral, porque a autoavaliação nem sempre é válida. Nós não conseguimos ver exatamente o que significam nossas emoções e o terapeuta saberá como conduzir todo o processo para alcançar seu equilíbrio.

E MAIS…

Conheça algumas indicações dos Florais de Bach

Agrimony – tortura mental detrás de um rosto alegre

Aspen – medo de coisas desconhecidas

Beech – intolerância

Centaury – dificuldade em dizer não

Cerato – falta de confiança nas suas próprias decisões

Cherry Plum – medo de perder o controle

Chestnut Bud – incapacidade de aprender com seus próprios erros

Chicory – egoísmo e possessividade

Clematis – sonhar com o futuro sem trabalhar no presente

Crab Apple – remédio para limpeza e para o sentimento de auto rejeição por desagrado

Elm – sensação de sobrecarga por excesso de responsabilidade

Gentian – desanimado à primeira/depois de uma contrariedade

Gorse – desespero

Heather – excesso de preocupação por si mesmo, personalidade egoísta

Holly – ódio, inveja e ciúme

Honeysuckle – viver no passado

Hornbeam – sentimento de cansaço só de pensar em fazer algo

Impatiens – impaciência

Larch – falta de confiança

Mimulus – medo de coisas conhecidas e timidez

Mustard – tristeza profunda e sem motivo aparente

Oak – para a pessoa impassível e persistente que avança e aguenta além do limite das suas capacidades

Olive – exaustão após esforço mental ou físico

Pine – culpa

Red Chestnut – excesso de preocupação pelo bem-estar de seus seres queridos

Rock Rose – terror e medo paralisante

Rock Water – autonegação e repressão por rigidez

Scleranthus – dificuldade de optar entre várias possibilidades

Star of Bethlehem – choque

Sweet Chestnut – angústia mental extrema, quando todas as hipóteses parecem esgotadas e a pessoa não vê luz ao fundo do túnel

Vervain – excesso de entusiasmo

Vine – excesso de autoridade, despotismo

Walnut – proteção de influências indesejadas e em caso de mudança

Water Violet – para equilibrar personalidades reservadas e distantes

White Chestnut – pensamentos indesejados e incontroláveis, conflitos mentais

Wild Oat – dúvidas sobre que direção tomar na vida

Wild Rose – sensação de andar à deriva, apático e resignado

Willow – autocomiseração e ressentimento

RESCUE REMEDY – É a essência Floral do resgate, do socorro e que nos ajuda nos momentos difíceis, o Rescue possui 5 componentes:

Rock Rose – coragem de vida para enfrentarmos momentos difíceis, e melhora os sangramentos;

Impatiens – paciência, calma, para relaxar até chegar o socorro

Cherry Plum – ter lucidez nos momentos difíceis

Star of Bethlehem – cicatrização de choques e traumas físicos ou emocionais

Clematis – para estarmos acordados e presentes para ajudar a recuperação

O Rescue foi a única combinação que Dr. Bach criou.

As suas 3 indicações básicas são: sofrimentos agudos e emergências – darei mais exemplos abaixo – é a indicação principal, sofrimentos antecipatórios – todas as situações em que sofremos antes, como antes de exames, entrevistas, dentista, ginecologista, viagens, do pré cirúrgico ao pós cirúrgico, quando o médico der alta, pode ser utilizado a longo prazo, nos casos de pessoas que passam por sofrimentos crônicos, que tomam vários remédios para o físico, ou psiquiátricos, pois o Rescue harmoniza e tira os efeitos colaterais em que um remédio alopático afeta o outro e a pessoa passa mal.

Nenhum Floral cria dependência, as pessoas se sentem tão bem com ele, tomam por muitos anos sentindo-se equilibradas, ajuda a outros tratamentos alopáticos, psiquiátricos, homeopáticos ou qualquer terapia complementar a funcionar melhor. Com uma pessoa fazendo quimioterapia ou radioterapia, pode ser usado durante todo o tempo do tratamento até terminar todas as sessões, trazendo bem-estar para enfrentar melhor qualquer doença, pois os Florais agem na força de vida da pessoa para ela reagir e se recuperar.

Referências:
Bear, Jessica; Scheffer, Carlos M. Resumil Mechthild; Stern, Claudia – organizado por Stern, Claudia – Florais de Bach – Novos processos técnicos e clínicos – Ed. Pensamento -Cultrix – 1994 – ISBN 8531509181
Barnard, Julian – Um guia para os Remédios Florais do Dr. Bach – Ed. Pensamento-Cultrix – 1979 -ISBN 8531506891
Howard, Judy – Os Remédios Florais do Dr. Bach Passo A Passo: Guia Completo – Para Prescrições – Ed. Pensamento-Cultrix – 96 páginas – 1990 – ISBN-10 3150578X – ISBN-13 978-8531505782
Bach, Dr. Edward – Os Remédios Florais Do Dr. Bach: Incluindo Cura-Te A Ti Mesmo. Uma Explicação Sobre A Causa Real e a Cura Das Doenças E Os Doze Remédios – Editora Pensamento – 1990 – ISBN 10 8531505771 -ISBN 13 9788531505775