Os pesquisadores conduziram sete estudos independentes envolvendo mais de 20.000 participantes em uma variedade de situações do mundo real.

A primeira pesquisa, realizada no dia seguinte ao Natal, mediu sentimentos sobre os presentes recebidos recentemente. O momento desta pesquisa permitiu aos pesquisadores medir as reações do mundo real a uma atitude relativamente recém-formada. Os participantes receberam uma lista de adjetivos para descrever suas atitudes em relação aos seus dons. Adjetivos como “vale a pena” foram associados a uma reação prática ao presente, enquanto palavras como “delicioso” foram mais fortemente associadas a uma reação emocional.

Um mês depois, os participantes completaram uma pesquisa de acompanhamento para testar a resistência de suas opiniões. Os resultados mostraram que quanto mais forte a reação emocional positiva inicial, maior a probabilidade de que a opinião permanecesse fixa um mês depois.

Os pesquisadores realizaram testes semelhantes usando praticamente o mesmo procedimento, mas envolvendo outros cenários, como o quanto os participantes apoiaram as marcas de consumo ao longo do tempo e o quão favoráveis ​​foram suas avaliações de restaurantes online entre as visitas.

No teste final, os participantes leram uma das duas mensagens sobre um animal aquático fictício. Uma mensagem continha fatos enciclopédicos sobre o animal (condição de baixa emoção). A outra mensagem era sobre a interação subaquática de um nadador com o animal (condição de alta emoção). Os participantes na condição de alta emoção mostraram significativamente menos mudanças em suas atitudes ao longo do tempo.

Para os pesquisadores, as descobertas são importantes para entender por que algumas opiniões são tão difíceis de mudar, bem como para criar opiniões que se fixem.