A emoção é considerada tanto física quanto mental, ou seja, a comunicação é bidirecional.

Estudo neucientíficos comprovam que nossa saúde física é comprometido pelo estado emocional. tendo como consequências alterações sociológicas, imunológicas, cardiovascular, gastrointestinal e endócrina. Pode-se dizer que a emoção  influencia o indivíduo numa forma geral.   

Sentimentos e pensamentos,  originam-se no cérebro, e literalmente saem da substância cinzenta e “desembocam” no corpo, por meio dos impulsos nervosos, denominados de sinapses.

Felicidade combate doenças

A neurociência vem contribuindo com estudos que demonstram: pessoas felizes têm resultados mais satisfatórios numa série de parâmetros de saúde, como a capacidade de combater as doenças, tanto físico quanto mental.

As emoções positivas também podem atuar de forma mais direta sobre a fisiologia, reduzindo nos níveis sanguíneos a produção dos hormônios adrenalina e noradrenalina, estes responsáveis pela raiva, luta ou fuga e mal humor.   

Comunicação bidirecional

A comunicação entre a mente e o corpo é bidirecional, não apenas em um nível simplista. O cérebro de fato utiliza sinais enviados pelo corpo para realizar o processamento básico de informações. Dessa forma, conhecer o “estilo emocional” de um indivíduo pode ser muito importante, pois, este circuito do corpo para o cérebro provoca mudanças no nosso padrão comportamental e afeta o modo de como a mente processa essas informações emocionais, e que maneia o corpo responde à esses estímulos.

As nossas emoções podem ter vários aspectos, podendo ser considerada, proativo ou vítima, atento ou desligado, observador ou desnorteador. Importante entender é que todos os indivíduos têm um pouco de cada “estilo emocional”, e o que muda é como cada pessoa apropria-se de cada “estilo” para uma efetiva mudança no dia a dia.   

A compreensão do cérebro

O cérebro é o território das funções afetivas no encéfalo – tem que ser compreendido no que diz respeito a sua funcionalidade.

Emoções e sentimentos movem os seres humanos e afetividade, enquanto aliada ao fazer educativo, pode fazer a diferença na vida das pessoas, consolidando memória e construindo aprendizados.

E MAIS …

A grande responsabildiade pelo processamentos das emoções

Segundo LEDOUX, os pesquisadores das emoções devem compreender como as informações emocionais são representadas na memória de trabalho. O grande desafio é descobrir de que maneira o conteúdo é experimentado conscientemente e como esses fenômenos subjetivos emergem do cérebro.

Podemos considerar que memória de trabalho constitui a chave da consciência. O sistema límbico é responsável pelo processamento e controle das emoções no cérebro humano. Constituido pelo, hipotálamo, hipocampo e a amígdalas cerebrais. Juntos, esses componentes trabalham para criar emoções simples e complexas, e eles contam com o sistema nervoso com a função de ajudar as pessoas a expressar e transmitir pensamentos, ideias e sentimentos.

Referências
LE DOUX, J. O cérebro emocional. 2 ª edição. Rio de Janeiro. Editora Objetiva, 1998.
RELVAS, Marta Pires. Cérebro: contextos, nuances e possibilidades. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2019.