O pensamento positivo pode não estar adjunto somente ao fato daquilo que você gosta ou anseia. Pode também estar interligado a situação do momento como manifestação de ordem positiva para sua vida e para a sua própria ampliação de aprendizado.

Ao confrontar-se com os problemas e situações difíceis — vibrando positivamente —, você estará dizendo SIM à vida, considerando que em cada obstáculo vencido, você adquire mais experiência, servindo de incentivo para o próximo confronto que, talvez, sobrevirá novamente em sua vida. Evidentemente, após problemas solucionados por intermédio dos pensamentos positivos, seu bem-estar emocional o transportará para um grau mais amplo de entendimento, de conquistas e de tranquilidade para agir perante outras situações mais embaraçosas.

Em uma de suas belas poesias, a poetisa baiana Cláudia Eça declama quanto a qualidade de nossos pensamentos: “Pensamentos positivos são essenciais para nossa qualidade de vida tanto físico como mental. Somos Reflexos do que pensamos e do que sentimos, e no otimismo, visamos a causa natural de diversas curas. Pensamentos negativos nos submergem ao lodo do pântano das emoções que vagueiam em mentes perturbadas. E assim, o corpo e a alma vivem em total miséria e sofrimento. Nas fronteiras das vibrações físicas e mentais o pensamento negativo se torna algoz. Em contrapartida, o pensamento positivo liberta a vítima oferecendo-lhe lucidez e oportunidade de reabilitação.”

Tortura mental

A vida humana é imprevisível. Volta e meia ela nos prega peças que acarretam angústias e desconsolações. Essa tortura mental, algumas vezes, serve para que enxerguemos os erros cometidos anteriormente, a fim de desenvolver atributos de caracteres morais, que contribuam para que o fato negativo não se reflita em ocasiões vindouras.

Pensamento positivo é simpatia que se transforma em veículo para novas conquistas, exteriorizando sentimentos apropriados para que o nosso semelhante absorva de nós o amor, a amizade e a alegria. Isso faz com que compreendamos que todos nós somos energeticamente seduzidos pelas límpidas ondas mentais do pensamento sadio, em sua maior plenitude. Por tal razão, exemplificamo-nos como bons ou maus, de acordo com o que pensamos ou sentimos; o que não deixa de ser na verdade, impulsões de cargas de energias eletromagnéticas que, pelas quais, machucamos ou consolamos, auxiliamos ou prejudicamos, fortificamos ou aniquilamos, e que retornam uniformemente a nós mesmos pela lei de ação e reação, saturadas dos pensamentos amáveis ou odiosos com que traçamos essa trajetória.

Quando nos encontramos enfurecidos e impacientes, indelicados e brutais para com outros seres, imprimimos por atividade mecânica o abatimento e a intolerância, a agressividade e a rispidez, mas em compensação, quando bondosos e indulgentes, prestativos e agradáveis, instituímos naturalmente, a satisfação e a calma, a solidez e o bom-humor. Não adianta nada conservar a posição de algoz no nosso mundo interior para satisfação do nosso ego, uma vez que essa condição de pensar negativamente contra alguma criatura só preserva a imaturidade mental, desenvolvendo um tenebroso temporal na luta contra nossa própria evolução. É essencial desatarmos as algemas do infortúnio que nós mesmos tramamos em prejuízo da nossa saúde emocional. É necessário buscarmos o bem geral, experimentá-lo, percebermos, visualizá-lo e modelá-lo com todo alento vindo do íntimo de nossa alma, eliminando o sabotador definitivamente.

O pensamento determina sintonias

Os reflexos dos sentimentos mais repugnantes que nutrimos, retornam automaticamente para nós, após serem transformados em ondas mentais de condicionamentos caóticos, desordenando todo o trabalho edificante elaborado pelos neurônios, dilatando os campos de reflexão do indivíduo, alastrando-se por todo o córtex cerebral, desencadeando distúrbios que podem variar da ansiedade simples à insanidade mais progressiva.

É importante frisar que o pensamento determina sintonias frequentes. Com essas ondas de sintonia o ser humano interatua sobre outras pessoas, construindo outras conexões, segundo o quadro mental que o enreda.

Porém, ainda nos compete enfatizar que, em meio à ordenação do pensamento negativo e da sua acolhida na mente, existe um caminho a ser atravessado. Todos os seres humanos pensam negativamente em algum momento da vida. Sob este prisma, cabe a todo ser pensante, o devido policiamento para afastá-lo com a égide do discernimento, afim de que sua essência vital se cultive em bases sólidas para o equilíbrio necessário.

Pensando com amor é que o farol do bom-senso lhe clarificará internamente. A representação mental do pensamento positivo fundamenta-se na convicção de que sustentar pensamentos situados em focos otimistas e em perfeito estado de júbilo mental, propaga satisfatório bem-estar e sentimento de paz interior que pode incrementar melhores aspectos psicoativos, oferecendo resultados relativamente evidentes, modificando consideravelmente seu enfoque comportamental.

Motivação centrada

Outra maneira de buscar benefícios com o pensamento positivo é você centrar-se na motivação para ultrapassar as barreiras dos desafios, especialmente, quando surgirem obstáculos que tentem interromper seus ideais. Contudo, se você recorrer à determinação e ao próprio desejo de motivação, essas formas de ações serão seguramente os elementos primordiais que sustentarão sua placidez.

Recentemente, a própria ciência noticiou por meio da imprensa que o indivíduo que mantém a mente interligada em pensamentos sadios, prolonga a sua vida em aproximadamente 10 anos, ao inverso daqueles conservadores do pessimismo e dos pensamentos doentios. É verossímil a narrativa de que pensar positivo faz bem para a saúde físicoemocional. Em razão de tal fato, cardiologistas atuantes de grande parte do planeta revelaram ainda que os sentimentos de caracteres práticos e positivistas, como a alegria, o amor e o otimismo, superam dificuldades, subsidiando a qualidade de vida plena e saudável, visto que, além de transmitir melhoras circunstanciais nos quadros de desequilíbrio da área cerebral, previne também contra as diversas doenças orgânicas, especificamente do coração. Contrafeita, se o perfil de pensamento partir de energia mental negativa haverá, nesse caso, transmissão de sensações desagradáveis por toda a esfera fisicoemocional. Se esse pensamento for exibido por faixas de ondas raivosas, por exemplo, o primeiro órgão a sentir esse impacto possante é o coração, apesar de o cérebro intermediar o equilíbrio emocional.  Estas questões foram eximiamente formuladas pelo filósofo chinês Confúcio, quando ele se pronunciou com o pensamento: “Examine bem seus pensamentos, e se os vires puros, puro será também o teu coração.”

O indivíduo conservador das energias negativas, habitualmente já acorda de mau-humor e, de uma forma geral, fica propenso a ataques terríveis das armadilhas que o estresse o envolve, tornando-se assim, mais vulnerável que os demais ao seu redor. Muitas vezes é acometido pela depressão, entregando-se à melancolia, dificultando sua rotina e sua iniciativa de reação. Em contrapartida, sendo ele portador do bom-humor, do bom-senso, do otimismo e, em especial, do amor pela vida, a tendência é que este indivíduo controle suas emoções e fique bem do coração. O líder religioso tibetano Dalai Lama disse em relação aos sentimentos: “Se você quer transformar o mundo, mexa primeiro no seu interior.”

E mais…

Enxergar o mundo sob lentes otimistas faz bem

Com o pensamento positivo, é natural que o indivíduo seja dono de maior confiança e segurança em si próprio, e, quanto mais elevado o estado de espírito otimista, vendo sempre as coisas de maneira sempre possível, mais simples será de crer na realização de grandes êxitos. Com essa crença de que tudo é possível, o indivíduo alcançará um melhor desempenho, elevando sua autoestima, conquistando mais facilmente o sucesso pretendido.