A pesquisa mostra que os narcisistas grandiosos parecem menos preocupados com a forma como são e com o que os outros pensam, e talvez sejam mais narcisistas por temperamento, mais autenticamente grandiosos. Os narcisistas vulneráveis, por outro lado, usam a aparência, arrogância e orgulho de si mesmos para encobrir sentimentos profundos de vergonha, dúvida sobre si mesmo e insegurança.

Os estudiosos utilizaram um  procedimento denominado “correlação reversa” . Observando as correlações entre as classificações de imagem para diferentes instruções de comparação (por exemplo, qual imagem é mais atraente), podemos determinar o papel da grandiosidade subjacente (apoiando o modelo de aprendizagem social) e a insegurança (apontando para o modelo de “máscara” psicanalítico)

Pelo estudo, a grandiosidade não teve um impacto significativo na distorção, mas reduziu o impacto de um senso de identidade pouco claro, ironicamente levando a uma maior precisão da autopercepção. Isso é consistente com a descoberta de pesquisas que sugerem que narcisistas grandiosos são mais intrinsecamente narcisistas, em comparação com narcisistas vulneráveis, onde a preocupação consigo mesmo é autoprotetora.

Fonte: https://www.psychologytoday.com/