As novas gerações estão preocupadas com as incertezas na vida profissional. De acordo com levantamento da Goldman Sachs, a inteligência artificial (IA) já pode substituir em torno 300 milhões de ocupações no mundo, um dado que causa apreensão em muitos trabalhadores e iniciantes no mercado. Diante desse cenário, Juliana Zellauy, especialista em neurociências e comportamento com formação em psicologia positiva e mindfulness, reforça a importância de gerenciar as emoções para atravessar os desafios que se impõem no cotidiano.

Com duas décadas de experiência em consultoria de empresas e desenvolvimento pessoal, ela publica o livro ‘Inteligência emocional: da teoria à prática’. A partir de exemplos reais, a autora mostra como a compreensão dos sentimentos individuais e interpessoais podem impactar positivamente na carreira e no dia a dia mesmo entre todos os desafios e novos cenários do mercado.

“As emoções, ao mesmo tempo em que são uma resposta imediata necessária às situações do dia a dia, nos permitem definirmos nossos parceiros, nossa profissão, nossos sonhos e tantas escolhas importantes, cruciais para a nossa felicidade. Elas nos indicam se algo nos faz bem ou mal, se é agradável ou desagradável, se podemos relaxar ou devemos evitar determinada situação.” Página 23.

Embora exista uma infinidade de emoções reconhecidas pelo ser humano – 30 delas analisadas e exemplificadas pela autora na obra –, Juliana explica que não existe emoção negativa; há sentimentos que as pessoas preferem evitar. Entretanto, tentar suprimi-las é um erro. “Evitar as emoções não é algo possível, pois elas surgem de maneira automática. O que podemos fazer é, depois de acontecerem, gerenciarmos as nossas decisões e as atitudes de modo que nos seja mais favorável”, explica.

Para levantar reflexões sobre os sentimentos e seus impactos, a autora faz perguntas como: qual era o sentimento preponderante, por que ele surgiu, quais suas consequências e quais alternativas de ação você possui para essa situação? A partir disso, ela apresenta dicas práticas e técnicas para lidar com as frustrações, aprender a identificar inseguranças e compreender o que verdadeiramente traz felicidade. Com foco em terapeutas, psicólogos, psiquiatras, professores, pais, coaches e executivos em busca de equilíbrio emocional, a obra ajuda a lidar com as mudanças constantes do mundo externo por meio do entendimento sobre a mente.

Ficha técnica

Título: Inteligência emocional: da teoria à prática

Autora: Juliana Zellauy

Páginas: 184