E continuamos com nossa análise em cada fator da Teoria Comportamental DISC, desta vez veremos as características que são presentes em pessoas com predominância “S”.

Vale salientar que o DISC foi desenvolvido na Década de 1920 por um dos maiores psicólogos da época o Dr. Willian Multon Marston, que a partir do estudo da normalidade das emoções desenvolveu a teoria que hoje é a mais utilizada no mundo em especial na sua aplicação em comportamento organizacional.

Alto grau de Estabilidade

Pessoas com um alto grau de Estabilidade geralmente exibem as seguintes características:

1. Calmas e Pacientes: Indivíduos com perfil de Estabilidade tendem a ser calmos, tranquilos e raramente são facilmente abalados por situações estressantes.

2. Cooperativas e Amigáveis: Eles valorizam o trabalho em equipe, são cooperativos e se dão bem com os outros. Tendem a ser amigáveis e empáticos.

3. Lealdade: São conhecidos por sua lealdade e comprometimento com seus colegas de equipe e amigos.

4. Evitam Conflitos: As pessoas com alto grau de Estabilidade geralmente preferem evitar confrontos diretos e tendem a buscar a harmonia nas relações interpessoais.

5. Resistentes a Mudanças: Tendem a ser mais resistentes a mudanças abruptas e preferem ambientes estáveis e previsíveis.

6. Abertos ao Consenso: Eles valorizam o consenso e muitas vezes procuram chegar a um acordo ou compromisso em decisões e situações de grupo.

7. Ouvidores Atentos: São bons ouvintes e estão dispostos a entender as necessidades e preocupações dos outros.

Quatro estilos

É importante enfatizar que, na teoria DISC, ninguém é exclusivamente representado por um único estilo.

Cada pessoa possui uma combinação única de todos os quatro estilos (Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade), com graus variados de intensidade para cada um deles.

O perfil DISC ajuda a compreender melhor as preferências comportamentais de uma pessoa e pode ser útil em diversos contextos, como liderança, trabalho em equipe, comunicação e desenvolvimento pessoal.

Aplicação do inventário

Entre 2007 e 2012 a Etalent, em parceria com outras organizações e a partir da Coordenação de Jorge Fernandes de Matos, realizou uma pesquisa em larga escala no Brasil, mapeando a população nacional nos quatro fatores comportamentais. Esse levantamento se deu a partir da aplicação do inventário comportamental DISC.

A pesquisa ficou conhecida como “Talento Brasileiro” e abrangeu 1,3 milhão de pessoas. O objetivo do estudo foi entender como se dá a construção do perfil comportamental brasileiro a partir dos seus talentos.

Essa pesquisa se diferencia das demais realizadas por seu foco em um panorama puramente nacional.

Talentos atrelados

Os resultados referentes ao Fator “S” do DISC apresentaram que 29,10% da população brasileira possui talentos atrelados ao perfil dominância:

 Já em 2014 a TTI Success Insigts publicou uma pesquisa, mostrando as características comportamentais de 10 países, nos dois meses seguintes foram acrescentados mais 12 países, atualmente a TTI tem dados e normas específicas de mais de 22 países, e esse número só cresce.

E MAIS…

Mapeamento

Seguem os dados de alguns países mapeados, evidenciando especificamente o fator “S” do DISC:

  1. EUA: 32%
  2. Rússia: 24%
  3. China: 32%
  4. Alemanha: 33%
  5. Reino Unido: 29%
  6. Austrália: 34%
  7. Países Baixos: 35%
  8. França: 34%
  9. Itália: 30%
Bibliografia:
MATOS, Jorge; PORTELA, Vania. Talento Para a Vida: Alavancando Pessoas e Organizações Através do Comportamento. 6° Edição. Editora Etalent, 2017.
BONNSTETTER, Bill J; RIBAS, Alexandre. Manual Definitivo DISC. 1° Edição. Editora Success For You TTI Success Insights. 2016.
MATOS, Jorge. Talento Brasileiro. Pesquisa com 1.3 milhão de participantes realizada em todo Brasil entre 2007 e 2012. 1° Edição. Editora Etalent. 2013