Os pesquisadores estudaram a ligação entre as conexões sociais em idosos e o risco de comprometimento cognitivo leve (MCI), demência e mortalidade. Eles reuniram os resultados de 13 estudos internacionais, que acompanharam pessoas com 65 anos ou mais por longos períodos. A pesquisa foi publicada na revista Alzheimer’s & Dementia.  

“Sabemos de pesquisas anteriores que as conexões sociais são importantes para nossa saúde e estar isolado nos coloca em maior risco de demência e morte”, disse o primeiro autor, Dr. Suraj Samtani, psicólogo clínico e pesquisador do CHeBA.  

“Nosso objetivo era descobrir quais conexões sociais nos protegem da demência e da morte”, completa ele.  

Estudar populações envelhecidas 

Os pesquisadores obtiveram resultados de estudos em países de baixa, média e alta renda em todo o mundo. Estes incluíram Austrália, América do Norte e várias nações na Europa, América do Sul, Ásia e África. A população do estudo é mais diversificada do que as meta-análises anteriores, que se concentraram principalmente na América do Norte e na Europa.  

Em seguida, os pesquisadores analisaram as informações sobre as conexões sociais dos participantes do estudo. Eles estavam interessados ​​no tipo de conexão social (por exemplo, estar em um relacionamento ou casado, envolver-se com um grupo da comunidade), função (por exemplo, apoio social, ter um confidente) e qualidade (por exemplo, nível de satisfação no relacionamento).  

Finalmente, os pesquisadores analisaram se os participantes desenvolveram MCI ou demência, ou faleceram, durante os estudos. Eles controlaram outras variáveis ​​que poderiam influenciar esses resultados, incluindo idade, sexo, nível educacional, fatores de estilo de vida e outras doenças crônicas.  

“Observamos as variáveis ​​sociais nesses estudos, como morar com outras pessoas, interagir com amigos e familiares, participar de atividades comunitárias e apoio social”, disse o Dr. Samtani. “Queríamos saber quais deles estão associados ao risco de desenvolver demência ao longo do tempo ou morrer”.  

Efeitos das conexões sociais 

Entre os participantes do estudo, boas conexões sociais foram associadas a um menor risco de MCI, demência e morte.  

“Descobrimos que interações frequentes – mensais ou semanais – com familiares e amigos e ter alguém com quem conversar reduziam o risco de contrair demência. Também descobrimos que viver com outras pessoas e fazer atividades comunitárias reduzia o risco de morte”, disse o Dr. Samtani.
 

Por que a interação social estaria ligada ao MCI, demência e morte? Muitos outros estudos mostram que conexões sociais ruins estão associadas a um estilo de vida e saúde mais precários.  

Por exemplo, relacionamentos íntimos podem ter um efeito amortecedor de estresse, pois confiamos e recebemos apoio desses indivíduos. Controlar o estresse é importante para o cérebro e para a saúde geral.  

Outro exemplo é que nossa família, amigos e membros da comunidade podem nos influenciar a adotar comportamentos saudáveis. Esse fenômeno, exemplificado por seus amigos arrastando você para o estacionamento às 7h de um sábado, é conhecido como ‘contágio social’.  

Dicas para se manter saudável 

Os pesquisadores recomendam que priorizemos a conexão social para reduzir o risco de declínio cognitivo e viver mais. 

“Tente se encontrar com amigos e familiares pelo menos uma vez por mês, participe de atividades comunitárias como voluntariado ou rotary club e abra seu coração para alguém quando se sentir estressado. Morar com outras pessoas, por exemplo, em uma família intergeracional, também é útil”, disse o Dr. Samtani. 

“Conectar-se com os outros nos ajuda a manter nossos corpos e mentes saudáveis.” 

Os pesquisadores do CHeBA agora estão analisando intervenções para melhorar as conexões sociais de idosos, para proteger seu cérebro e sua saúde geral. O Dr. Samtani recebeu recentemente uma bolsa de pós-doutorado da Dementia Australia Research Foundation para testar uma intervenção de cognição social para idosos com problemas de memória.
 

Referência
Gowsaly Mahalingam et al, Social connections and risk of incident mild cognitive impairment, dementia, and mortality in 13 longitudinal cohort studies of ageing, Alzheimer’s & Dementia (2023).