Existem algumas evidências sugerindo que os indivíduos com TOC podem ter um risco aumentado de demência . Um estudo publicado no Journal of Clinical Psychiatry forneceu evidências de que os indivíduos com TOC podem estar em maior risco de desenvolver demências, como a doença de Alzheimer e a demência vascular.

Os pesquisadores identificaram adultos de 45 anos de idade ou mais que foram diagnosticados com TOC pelo menos duas vezes por psiquiatras credenciados entre 1º de janeiro de 1996 e 31 de dezembro de 2013. Nenhum tinha histórico de demência antes do diagnóstico de TOC. Um grupo pareado de participantes controle sem TOC ou demência foi determinado em uma base de 1:10, ou seja, 10 controles foram pareados para cada pessoa com TOC. O estudo final incluiu 1.347 indivíduos com TOC e 13.470 controles pareados.

Registros do estudo

Os investigadores examinaram os registros até 31 de dezembro de 2013 e registraram diagnósticos de demência em indivíduos com TOC e controles pareados sem TOC. Os resultados foram intrigantes. Durante o período de acompanhamento, 1,7% dos indivíduos com TOC desenvolveram a doença de Alzheimer contra 0,1% dos controles. Cerca de 1,1% daqueles com TOC desenvolveram demência vascular contra 0,2% dos controles, e 3,6% daqueles com TOC desenvolveram demência não especificada (como demência sugestiva de doença de Alzheimer junto com doença vascular coexistente) versus 0,5% dos controles.

Depois de controlar as variáveis ​​potencialmente contribuintes, as chances de uma pessoa com TOC desenvolver demência era mais de 4 vezes maior do que os controles: homens com TOC eram mais propensos a desenvolver a doença de Alzheimer, enquanto as mulheres com TOC eram enriquecidas no grupo que desenvolveu demência vascular. Esse padrão é oposto ao que seria esperado em uma população em geral.

Conclusões

Naqueles com TOC, a demência foi diagnosticada cerca de 6 anos antes do que naqueles sem TOC (70,5 anos de idade versus 76,7 anos de idade). Além disso, as demências de início precoce, definidas como ocorrendo antes dos 65 anos, eram mais comuns no grupo de TOC (1,7 por cento versus 0,1 por cento).

Segundo os pesquisadores, desvendar as relações entre vários transtornos psiquiátricos, envelhecimento e transtornos cognitivos primários pode levar a uma melhor compreensão do processo de envelhecimento e sua relação com o estresse e sintomas neurológicos e psiquiátricos.