Como diferenciar o TOC da necessidade de higienização constante por causa da pandemia? Eu sinto que não consigo fazer mais nada sem lavar as mãos ou trocar de roupa várias vezes ao dia. Será que essa paranoia passa com a fim da pandemia?

Existe uma grande diferença entre a simples mania de limpeza e o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

O TOC é um transtorno comportamental, percebemos por meio da intensidade e o tempo que o transtorno dura. Ele traz um medo, e a pessoa não supera a situação e passa a ter pensamentos repetidos. Caso não faça aquela determinada ação, os pensamentos permeiam pelo sentimento de morte, medo que paralisa, que produz ansiedade incontrolável, angústias e sofrimentos.

Então, é necessário perceber a dimensão do ato repetido e procurar ajuda de profissionais da saúde mental. Claro que no momento em que estamos vivendo, precisamos ficar alertas sobre a higiene das mãos, uso de máscaras e distanciamento físico, mas podemos continuar com nossa afetividade em momentos pandêmicos. 

Há estatísticas de que a pandemia desencadeou muitos transtornos mentais, mas é importante ter cautela no autodiagnóstico. A melhor maneira é investigar o caso junto à equipe médica especializada e psicologica.