“… Os conflitos entre grupos, pessoas ou internamente de cada individuo são provocados em geral por causas mais profundas do que um mero desentendimento…” (SAMI STORCH)

 A citação do Juiz de Direito SAMI STORCH, pode nos ajudar a explicar um pouco o que é o Direito Sistêmico. Dr Sami é  o propulsor do Direito Sistêmico ao Poder Judiciário, introduzindo as Constelações Familiares para os Processos Judiciais. O Direito Sistêmico nada mais é do que um ramo do Direito que utiliza as Constelações Familiares Sistêmicas como forma de solução de conflitos.

Terapia sistêmica

O que são as Constelações Familiares Sistêmicas?  É a união da Psicologia com o Direito por meio de uma terapia sistêmica e fenomenológica, que visa por luz em soluções de problemas, repetição de conflitos, padrões destrutivos e memórias, como forma de solução aos casos jurídicos.

É uma técnica ou um método terapêutico desenvolvido pelo Alemão Berth Hellinger, teólogo alemão, depois de ter realizado um trabalho de 16 anos como membro de uma ordem missionária católica entre os zulus da ÁFRICA DO SUL (fonte site :Direito Familiar – jus Brasil.com.br) 

Equilíbrio de conflitos

O Direito Sistêmico vem como forma alternativa para solução amigável dos processos judiciais e extrajudiciais. É uma abordagem muito utilizada nos casos de separação e divórcio de casais, em guarda e visitas dos filhos menores, inventário e planejamento sucessório, mas também em processos trabalhistas e previdenciários. Utilizando as técnicas, enxerga-se as partes em conflito com membros do mesmo sistema, buscando encontrar a solução e maior equilíbrio.

Hoje se faz necessário em nossa sociedade uma maior composição amigável para os conflitos, uma cultura de paz e harmonia se constrói com a ajuda desse modelo em nossa sociedade.

E MAIS…

Um olhar mais humanizado sobre a advocacia e as partes

O advogado tem um olhar sobre o cliente e o cliente para o advogado, e a empatia com os problemas do outro tornam o Direito Sistêmico, uma área diferenciada dentro da advocacia tradicional e da especialização no campo da Psicologia, que possibilita maior satisfação das partes nas decisões.

É cediço que a justiça em nosso país é lenta, processos se arrastam-se por anos e as sentenças não tem eficácia, e não atendem as partes, uma solução que realmente agrade as partes e eficiência do poder judiciário pode ser uma solução para uma sociedade mais justa!