Os autores do estudo publicado pelo American Journal of Public Health pedem uma “abordagem anti-racista de saúde pública” para lidar com a crise nas comunidades negras.

A pesquisa, conduzida em parceria com o Instituto Nacional de Abuso de Drogas do National Institutes of Health, analisou dados de overdose e atestados de óbito de quatro estados: Kentucky, Ohio, Massachusetts e Nova York. Ele descobriu que a taxa de mortes por opiáceos entre negros aumentou 38% de 2018 a 2019, enquanto as taxas de outros grupos raciais e étnicos não aumentaram.

As causas

O estudo usou dados coletados antes do início da pandemia de coronavírus; dados preliminares mostram que as overdoses gerais de drogas aumentaram em 2020.

Nas primeiras ondas da crise de opióides, os afro-americanos tiveram taxas mais baixas de mortes por overdose do que os brancos, de acordo com outro estudo publicado no ano passado na revista Addiction, e as taxas de negros permaneceram no mesmo nível de 1999 a 2012. No entanto, em 2013, as taxas de brancos começaram a cair enquanto as taxas dos negros começaram a aumentar.

A mudança levanta uma série de questões urgentes sobre o que está causando a crescente lacuna no tratamento e na prevenção da dependência e como fechá-la. As mortes por overdose em comunidades negras são causadas em grande parte pelo fentanil. No estudo, os autores observaram que também há disparidades no acesso ao medicamento antídoto, a naloxona, e no treinamento de como usá-lo para salvar uma vida. O vício em opiáceos é uma doença que pode ser prevenida e tratada, e você precisa de uma resposta de saúde pública que seja semelhante até mesmo a um surto de doença transmissível como Covid-19.

Dados demográficos

Além dos dados de overdose por raça, os Estados Unidos deveriam monitorar dados demográficos como sexo e idade e se os afetados vivem em áreas rurais ou urbanas.

A crise do COVID-19 aumentou os casos de morte por overdose em Washington, DC, de acordo com o Office of the Chief Medical Examiner. Em 2019, que anteriormente era o pico mais alto, houve 281 mortes por overdose, mas 2020 viu cerca de 408, e houve um total de 157 overdoses este ano.