Sob diferentes perspectivas, mas entrelaçadas pelo fio do acolhimento, da escuta e do bom humor, as múltiplas e íntimas facetas do luto são compartilhadas pelo palhaço e educador pós-graduado em pedagogia da cooperação Cláudio Thebas e por seu amigo Alexandre Coimbra Amaral, psicólogo e mestre em psicologia, no livro ‘De mãos dadas – Um palhaço e um psicólogo conversam sobre a coragem de viver o luto e as belezas que nascem da despedida’, publicado pela editora Planeta, selo Paidós.

Escrever crônicas foi o jeito que Cláudio encontrou para atravessar o primeiro ano após a morte de sua mãe em meio à pandemia. Alexandre foi pelo mesmo caminho e achou nas palavras, fundamentadas com sensibilidade em sua profissão bem como no mestrado em psicologia pela PUC do Chile, uma forma de abraçar o amigo e de oferecer uma escuta afetuosa e acolhedora que resulta nas páginas deste livro.

Como em uma correspondência por cartas, a obra é apresentada em 25 capítulos duplicados, escritos alternadamente por cada autor. E se o formato inova, o conteúdo ainda mais, já que, de maneira muito natural, o luto é trazido à pauta não como algo a ser superado, mas vivido com acolhimento, choro e risos.

Encontro

Ao contrário do que parece ser, o luto é também sobre encontros. Encontro com sentimentos diversos, com memórias distantes quase esquecidas e, claro, encontro com amigos queridos como no caso dos autores. ‘De mãos dadas’ é um livro poético, bem-humorado em muitos momentos, suave e também profundo quando oferece ao leitor a jornada de uma pessoa enlutada em todas as suas dores e belezas, como a flor de um pessegueiro.

Cláudio e Alexandre provam que o luto não precisa ser vivido de forma solitária, mesmo em momentos em que o silêncio é rei. Mais ainda, os amigos comprovam que experienciar o luto é viver, é ressignificar e, sobretudo, recomeçar.

Sobre os autores

Alexandre Coimbra Amaral é psicólogo, mestre em psicologia pela PUC do Chile, terapeuta familiar, de casais e grupos. Palestrante em empresas, escolas e instituições de saúde por todo o país, é também colunista do jornal Valor Econômico. Desde 2018, é psicólogo contratado do programa ‘Encontro com Fátima Bernardes’, da Rede Globo. Seu primeiro livro, ‘Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise’, inaugurou o selo Paidós na editora Planeta, pelo qual também publicou ‘A exaustão no topo da montanha’. É apresentador do podcast ‘Cartas de um terapeuta’.

Cláudio Thebas é palhaço, escritor e educador pós-graduado em pedagogia da cooperação. É fundador do Laboratório de Escuta e Convivência (LEC), consultoria especializada em promover engajamento, diálogo e integração de grupos e equipes. É idealizador de diversos projetos de transformação social, como o PlayMonday – Transformadores de Instantes, movimento que já foi realizado em sete países com o propósito de reconectar as pessoas à sua humanidade.

É também cofundador das ‘Forças Amadas’, palhaços que atuam no fortalecimento psíquico e emocional de pessoas em situação de fragilidade social, como os moradores da região serrana do Rio de Janeiro, atingidos por enchentes em 2011. Sua experiência na condução, orientação e treinamento de grupos o levaram a ser um palestrante muito requisitado em todo o Brasil. Pela editora Planeta, lançou ‘O palhaço e o psicanalista’, em coautoria com Christian Dunker, e ‘Ser bom não é ser bonzinho’, ambos os títulos fazem parte do catálogo do selo Paidós.

Ficha técnica

Título: De mãos dadas – Um palhaço e um psicólogo conversam sobre a coragem de viver o luto e as belezas que nascem da despedida

Autores: Cláudio Thebas e Alexandre Coimbra

Editora: Planeta, selo Paidós

Páginas: 206