“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”.

Com essa bela citação de Carl Jung, começo esse texto, que tem como um dos focos parabenizar os profissionais da área pelo Dia do Psicólogo, que é comemorado no dia 27 de agosto, data do último sábado.  

O profissional de Psicologia tem como dever em sua profissão, atender de maneira ética com o compromisso por meio da técnica e ciência, ajudar o máximo possível a sociedade.

Por muito tempo, várias pessoas lutaram para regulamentar a profissão de psicólogo.

Reconhecimento do psicólogo

As pessoas têm, cada vez mais, sido acometidas por situações de grande sofrimento, como dificuldades financeiras, solidão, vivência do luto, dores que não tem conseguido superar sozinhas.

Durante muito tempo houve uma resistência muito grande em relação ao reconhecimento do psicólogo e sua importância no tratamento do cuidado com a Saúde Mental.

Diante de uma vida corrida, pressão em todos os setores, as pessoas foram sentindo cada vez mais a necessidade de procurar ajuda com acolhimento. Buscam serem ouvidas sem julgamentos e orientadas para aprender a lidar com suas emoções.

Resiliência e acolhimento

Para a Psicologia, é possível considerar que temos um marco antes e depois da Pandemia. Esse momento de grande sofrimento e tristeza abriu uma porta com um turbilhão de emoções. Muitas angustias que as pessoas escondiam, reprimiam inclusive de si próprias, explodiram e sem poder mais suportar, foi necessário buscar por ajuda.

Tanto os profissionais, como a sociedade, precisaram encontrar uma nova forma de atendimento, se ressignificar diante da extrema necessidade do cuidado com a Saúde Mental e com isso surgiram os atendimentos on-line, o qual hoje tem uma grande demanda.

Cuidar da Saúde Mental é fundamental, porém em tempos de pandemia isso ficou mais evidente ao nos depararmos com o luto, o medo, a solidão, o pânico, a ansiedade e sofrimentos que se potencializaram cada vez mais.

Escuta ativa

Dia 27 de agosto, comemoramos o dia de um profissional que vem conquistando cada vez mais seu espaço na área da saúde, sendo respeitado e solicitado cada vez mais em diversos campos da Psicologia.

É importante termos alguém que nos dê uma escuta ativa, sem julgamentos e que possa nos auxiliar a elaborar nossas dores.

E  MAIS…

Diferentes áreas de atuação de um psicólogo

A formação do psicólogo habilita o profissional a atuar em qualquer uma das áreas da psicologia, descritas na Resolução do Conselho Federal de Psicologia, sendo elas:

– Psicologia Escolar/Educacional;

– Psicologia Organizacional e do Trabalho;

– Psicologia de Trânsito;

– Psicologia Jurídica;

– Psicomotricidade;

– Psicologia do Esporte;

– Psicologia Clínica;

– Psicologia Hospitalar;

– Psicopedagogia;

– Psicologia Social;

– Neuropsicologia.