Um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology revela um fato desconfortável sobre o indivíduo ansioso: suas mentes falsificam memórias muito mais do que a mente da pessoa comum. Na verdade, as pessoas eram mais propensas a entender os fatos errados quando a pessoa que transmitia as informações era visível para elas (pessoalmente, videochamada, palestra etc.).

O trabalho de pesquisa, de autoria de Nathan Hudson da Southern Methodist University e William J. Chopik da Michigan State University, foi focado em adultos com ansiedade de apego, ou seja, pessoas que frequentemente se preocupam em ser rejeitadas ou abandonadas por aqueles mais próximos a elas.

Entendimento de forma equivocada

O estudo de Hudson designou aleatoriamente seus participantes para assistir a um vídeo de 20 minutos de uma mulher falando sobre seu rompimento tumultuado com um homem ou outro tópico – como uma viagem de compras ou a ecologia das zonas úmidas da Califórnia. Outros participantes obtiveram as mesmas informações apenas por áudio ou pela leitura de uma transcrição. Todos os grupos fizeram um teste de memória imediatamente após receberem as informações, independentemente de como foram entregues.

O estudo descobriu que os participantes ansiosos por apego que assistiram ao vídeo eram mais propensos a entender os detalhes da informação de forma errada em comparação com aqueles que receberam a informação por outros meios.

De acordo com Hudson, ver o orador pode ser um fator na distorção da memória porque pessoas altamente ansiosas por apego tendem a ser hipervigilantes no monitoramento de expressões faciais. Eles também tendem a julgar mal os estados emocionais percebidos dos outros.

“Acreditamos que indivíduos altamente ansiosos por apego provavelmente estão analisando intensamente o que está sendo dito nos vídeos que mostramos a eles”, disse Hudson. “Seus próprios pensamentos e sentimentos sobre o vídeo podem ter se ‘misturado’ com o conteúdo real do vídeo em suas mentes. Assim, eles experimentaram memórias falsas quando fizemos um teste sobre o conteúdo do vídeo.”

Interferência na memória

Essas descobertas explicam como nossas personalidades podem interferir no registro e na recordação precisos da memória. Hudson explica que a criação de memória como um processo é inerentemente bastante propenso a erros.

“É importante entender que nossos cérebros não armazenam áudio ou vídeo verbatim de eventos que acontecem conosco”, disse ele. “Em vez disso, nosso cérebro armazena fragmentos de informações sobre nossas experiências e, quando tentamos recordar uma memória, ele combina os bits armazenados de informações relacionadas e faz sua melhor suposição sobre o que aconteceu”.

Acrescente a isso a crença de uma personalidade ansiosa por apego de que eles não são dignos de amor e carinho, seu intenso medo de rejeição e sua tendência de analisar demais seus relacionamentos – e podemos entender por que às vezes duas pessoas no mesmo relacionamento têm histórias dramaticamente diferentes para contar sobre os mesmos eventos.

Informação primária

Essa tendência então se espalha para outras partes de sua vida, questionando outras memórias em que a informação primária estava sendo retransmitida por uma pessoa visível para eles.

Segundo os autores, seu estudo pode servir como um alarme para pessoas com ansiedade de apego. Essas descobertas podem chamar a atenção para situações interpessoais em que é provável que tenham memórias falsas – por exemplo, durante palestras online ou presenciais, conversando com colegas e amigos ou assistindo a debates políticos.

Em tais situações, acrescenta Hudsons, complementar as informações recebidas durante os encontros face a face com atividades de leitura e audição provavelmente pode melhorar a precisão da memória para indivíduos com um estilo de relacionamento ansioso por apego.

Hudson acrescentou que a maioria das pessoas deseja moderar sua ansiedade de apego, e as intervenções podem ajudá-las a fazer isso, levando a um melhor bem-estar. Sua pesquisa sugere que mudar para um estilo de apego mais seguro também pode afetar positivamente os processos de memória – e ele sugere que estudos futuros explorem isso.