O yoga possui diversas técnicas que ajudam a relaxar e manter a mente limpa, uma das principais é a meditação, uma forte aliada para estar bem consigo mesmo e ter clareza de pensamentos para estar em equilíbrio e foco na saúde e no bem-estar. “Yoga é uma prática muito vasta, que engloba diversos aspectos, como as posturas físicas, exercícios de respiração e meditação. Esta última possui um especial efeito quando se trata de redirecionamento dos hábitos de vida, mas nunca usada separadamente dos demais”, explica a professora de yoga Bruna Tiboni Kaiut

De acordo com ela, a prática da meditação deve ser feita sozinha ou guiada por um profissional, o que pode ser mais indicado para iniciantes. “A meditação guiada é feita pelo aluno por meio de alguns comandos dados pelo instrutor, o que pode ser feito sozinho conforme ganha-se prática. No Método Kaiut Yoga, o foco da meditação é a busca de uma reconexão entre mente e corpo e regulação do sistema nervoso, o que afasta ansiedade e estresse, que podem interferir na clareza de pensamento de definição de metas, por exemplo”, complementa.

Bruna explica que, para meditar, é preciso estar em um local calmo, preferencialmente sentar-se com a coluna relaxada e com uma respiração consciente, o que também pode-se aprender com os ensinamentos do yoga. Depois, é buscada autoconsciência por meio do relaxamento, sentir as emoções e clarear a mente. “Ela pode sofrer variações de acordo com o objetivo pelo qual se medita, podendo também ser associada às posições do yoga”, comenta.

Principal erro

Para Bruna, a busca exclusiva por afastar pensamentos durante a meditação é o principal erro dos iniciantes na prática. “É comum observarmos muitas pessoas que começam a meditar e, durante a prática, tentam manter a mente absolutamente limpa, afastando qualquer tipo de pensamento. Isso não traz tantos benefícios práticos”, esclarece.

“O mais importante é saber lidar com seus pensamentos e decidir os que merecem maior atenção. Isso permite, por exemplo, reprogramar seu padrão de pensamento e afastar reações negativos que surgem no dia a dia e podem desencadear situações de estresse, ansiedade, procrastinação, entre outros”, destaca.