É importante observar que envelhecer pode vir de uma forma mais leve, com qualidade de vida, desde que se comece a ter um olhar cuidadoso para si o quanto antes, cuidar de sua saúde física e mental, transformando esse processo de forma gradativa e natural.

A idade pode trazer frustações, arrependimentos, porém se durante esse processo o indivíduo se cuidou vai perceber que fez o que podia de melhor na sua vida, que as escolhas foram feitas de acordo com cada fase e que ainda tem muito para escolher e viver pela frente.

O olhar para o passado não precisa ser de tristeza e sim de uma saudade boa de uma vida vivida da melhor maneira possível, as escolhas realizadas foram feitas com o que se tinha naquele momento.

Como aumentar a qualidade de vida

O avanço da medicina o qual ajuda a prevenir doenças, as melhores condições de acesso aos serviços púbicos de saúde, as muitas campanhas de vacinação, alterações na capacidade intelectual, a diminuição da mortalidade infantil.

É importante manter-se na ativa, realizando atividades que contribuem para estimulação do cérebro, realizar acompanhamento médico, pois caso seja necessário entrar com tratamento adequado, melhorando a qualidade de vida.

Atividades físicas também colaboram muito, a melhor socialização, diminuição da tensão e terapias individuais ou em grupo.

Cada vez mais a estimativa de vida tem aumentado e os idosos tem vivido com maior qualidade, autônomos e independentes.

O impacto psíquico

O indivíduo, em alguns casos, começa a sentir como um móvel velho que é colocado de lado e com isso sua saúde pode ser prejudicada.

Alguns tendem a pensar que não podem conquistar mais nada, que não tem utilidade e isso pode causar depressão.

Quanto mais se mantiverem ocupados, trabalhando, produzindo mais vão ficar ativos e com disposição.

Muitas questões estão ligadas ao envelhecimento, como a saúde, a aparência física, questões que afetam a sua autoestima.

Saudades de pessoas que partiram, do passado e de quando eram jovens.

Entretanto o número tem sido cada vez mais de pessoas que envelhecem bem, continuam tendo disposição, vitalidade e sonhos, se sentem privilegiadas por estarem envelhecendo e muito mais sábias.

E MAIS…

Rede de apoio essencial

Um fato de extrema importância é a rede de apoio desse idoso, ela fará grande diferença nesse processo de envelhecimento tanto para positivo como negativo.