Os seis capítulos do livro ‘A síndrome de burnout em professores do ensino regular: pesquisa, reflexões e enfrentamento’ refletem, concomitantemente, um bem-sucedido esforço de pesquisa, de reflexão e de replicação de conhecimentos que favorecem a humanização do posto de trabalho docente.

A ideia de produzir a presente obra teve origem na dissertação de mestrado ‘Índice de burnout em professores da rede pública de ensino’, de autoria de Gisele Cristine Tenório de M. Levy, orientada por Francisco de Paula Nunes Sobrinho, professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Programa de Pós-Graduação em Burnout Educação. O interesse dos autores foi seguir caminhos já trilhados por outros pesquisadores, com destaque para a escolha de modelos conceituais que orientem reflexões e ações de enfrentamento da síndrome de burnout.

No percurso da obra, foram revisadas as técnicas de enfrentamento e procedimentos associados a critérios de avaliação de sintomas, além da construção de instrumentos de medidas do índice de burnout. O capítulo final é destinado, exclusivamente, aos professores e aponta sugestões para prevenir e enfrentar a síndrome. Os autores expressam interesse na apropriação do conhecimento científico produzido sobre o tema com vistas à proposição de políticas públicas orientadas para a melhoria das condições de trabalho docente.

Ficha técnica

Título: A síndrome de burnout em professores do ensino regular: pesquisa, reflexões e enfrentamento

Autores: Francisco de Paula Nunes Sobrinho e Gisele Cristine Tenório de Machado Levy

Editora: Cognitiva

Páginas: 148