Outra pesquisa feita na Universidade da Pensylvania e publicada no American Journal of Play mostrou a relação entre envelhecimento saudável e brincadeira e criou uma escala de brincadeira para adultos mais velhos identificando qualidades de quem continua brincando, apesar da idade: feliz, otimista, alegre, positivo, relaxado, entusiasmado, travesso, palhaço, provocador, criativo, caprichoso, engraçado, bem-humorado.

Novas sinapses neuronais

Publicado em 2021 na Frontiers in Genetics, pesquisadores mostraram que o treinamento físico aeróbio e/ ou treinamento de resistência parece ser o mais eficaz na conservação de cromossomos intactos sem o encurtamento cromossômico associado ao envelhecimento em geral. Além disso, para adultos mais velhos, o treinamento de resistência de intensidade moderada parece benéfico para manter o comprimento normal dos cromossomos. Outro estudo, realizado pela Texas Tech University apontaram que o exercício físico pode criar neurogênese, o que significa que nosso cérebro pode, à medida que envelhecemos, criar novas sinapses neuronais (as conexões entre as células cerebrais) e até mesmo desenvolver novas células cerebrais.

Envelhecer com saúde

Para envelhecer com saúde, especialistas também recomendam exercícios físicos aeróbicos, como caminhada, três vezes por semana durante pelo menos seis meses, mais o treinamento cognitivo que é geral para abordar as multifaculdades do funcionamento executivo, por pelo menos 10 semanas (em oposição ao treinamento de memória focado). Também é importante começar o treinamento o mais jovem possível, a fim de entrar no processo de envelhecimento com o cérebro mais saudável possível.