O estudo envolveu 68 pacientes com idades entre 35-65 anos que apresentavam sintomas depressivos maiores recorrentes e estavam livres de medicação por 4 semanas ou mais no momento do estudo.

O estudo também envolveu 59 participantes que nunca tiveram depressão para servir como controle. Após 2,5 anos, os resultados mostraram um perfil metabólico alterado em pessoas com transtorno depressivo maior recorrente. Em comparação com adultos sem histórico de depressão, os metabólitos diferiram em 39,1%.

Nas participantes do sexo feminino, os metabólitos foram responsáveis ​​por 43,7% da diferença no perfil fenotípico entre aqueles com e sem recorrência.

A maioria dos marcadores metabólicos em pessoas com transtorno depressivo maior recorrente envolvia a quebra de gordura. As mulheres tinham cerca de 80% de anormalidades de gordura, enquanto os homens tinham cerca de 70%.

Anormalidades lipídicas constituíram 60-70% do impacto metabólico total. Ainda mais impressionante foi a descoberta de que a análise metabolômica foi capaz de desmascarar uma assinatura latente de risco futuro de recorrência com 90-99% de precisão.

Fonte: https://www.medicalnewstoday.com/