No livro Saúde Mental sem Medicamentos para Leigos, fica claro que, na verdade, estas condições envolvem desregulações no funcionamento dos grandes circuitos neurológicos do cérebro – as chamadas redes cerebrais. E isto muda por completo não só o entendimento que se tem destas coisas hoje em dia mas, principalmente, de como conduzir seu tratamento.

Em primeiro lugar, diferentemente da práxis diagnóstica, atualmente em uso, fundada em moldes já ultrapassados de sintomas e queixas clínicas apenas, o livro explica como informações provenientes de mapeamentos da atividade cerebral – obtidos a partir de uma simples e rápida varredura da atividade elétrica do cérebro (EEG), realizada em consultório – são agora utilizadas para obter informações precisas sobre a natureza e localização destes comprometimentos funcionais que, quando existentes, contribuem para a compreensão da vasta variedade de sintomas tão comumente observadas nas desordens mentais.

Tudo em absoluta conformidade com os mais recentes avanços científicos alcançados nos últimos anos, de modo a minimizar a probabilidade de erros diagnósticos, tão comuns no campo da saúde mental.

A segunda parte do livro é toda ela dedicada à dimensão do tratamento, em que o leitor é apresentado à uma abordagem absolutamente não invasiva e não medicamentosa, e que produz resultados duradouros e definitivos: o Neurofeedback por Z-scores. Assim, partindo do mapeamento das desregulações eventualmente presentes na atividade dos grandes circuitos cerebrais, o livro explica como são elaborados protocolos absolutamente customizados de treinamento que objetivam o recondicionamento desta atividade comprometida rumo a parâmetros de saúde ou, mais precisamente, “neurotipicidade”.

Ao final, fica claro que esta é uma nova era para os tratamentos em Saúde Mental, uma em que não é o paciente que se adequa ao tratamento disponível – como vem ocorrendo há décadas com o uso das medicações – mas é o tratamento que, agora, passa a ser elaborado de forma objetiva e precisa de modo a atender as necessidades absolutamente singulares de cada indivíduo.

E como se não bastasse, o leitor ainda é brindado com um programa completo de treinamento de meditação e, outro, de nutrição para o cérebro, ambos voltados à saúde e alta performance.

Saúde mental como você nunca viu ou ouviu falar.

Leia e descubra!

Ficha Técnica

Livro – Saúde Mental sem Medicamentos para Leigos

Autor – Leonardo Mascaro

Editora – Alta Books

Número de páginas – 448