O sistema nervoso é crucial para a manutenção e o funcionamento de todo o corpo humano. Rico em células e tecidos especialistas que coordenam as funções do corpo por meio do processamento de informações sensoriais que permitem a comunicação entre os órgãos e o cérebro.

Dividido em sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) e sistema nervoso periférico (nervos que se estendem por todo o corpo). Atua controlando desde as funções básicas, como respiração e batimentos cardíacos, até os processos cognitivos, como pensamentos e emoções. Também é essencial para o funcionamento adequado do organismo, estimulando a homeostase e a adaptação ao ambiente.

Processos

“O sistema nervoso central não está relacionado apenas a sentimentos e emoções, como a maioria acredita, mas, também, a diversos processos fundamentais, como a capacidade de perceber, pensar, mover-se e interagir com o mundo ao nosso redor”, ressalta o médico ortopedista Luiz Felipe Chaves de Carvalho. Ele é coautor do estudo ‘Componentes celulares do sistema nervoso: uma revisão narrativa de literatura’.

A publicação detalha que o sistema nervoso central é um conjunto de órgãos, em especial o cérebro e a medula espinhal, permitindo a comunicação entre várias partes do corpo humano. Suas principais funções são captar, interpretar e manter informações sobre estímulos do ambiente. Ele é responsável por coordenar e regular funções importantes do organismo, como coordenação motora, postura, equilíbrio, sensibilidade, emoções e controle de funções vitais, entre outras.

Cérebro

“O cérebro é, sem dúvidas, o órgão mais importante do sistema nervoso central; ele é o responsável por controlar as funções corporais e processar as informações sensoriais. É composto por bilhões de células nervosas criando redes neurais altamente complexas responsáveis pelos processos mentais”, explica Carvalho.

O médico complementa que as células nervosas presentes no cérebro, os neurônios, atuam de forma conjunta para a interpretação de estímulos em forma de sinais elétricos e químicos. No entanto, elas não são as únicas células envolvidas nesse processo. Ependimócitos, endoteliais, astrócitos e oligodendrócitos também oferecem suporte ao gerir outras funções importantes”, afirma.