O livro ‘O treino cognitivo de controle da raiva: o passo a passo do tratamento’, de autoria das psicólogas Lucia Emmanoel Novaes Malagris e Marilda Emmanuel Novaes Lipp, descreve e explica passo a passo um tratamento inovador, experimentalmente testado, para lidar com a raiva. Baseia-se nos conceitos cognitivo-comportamentais e explica detalhadamente, sessão por sessão, como tratar a raiva, tanto a que é colocada para dentro (anger-in) como a que leva a explosões (anger-out).

A raiva é um problema que transcende o âmbito pessoal, afeta as relações interpessoais, distancia a pessoa de si mesma e tem um profundo impacto na sociedade no geral. Ela afeta o destino das nações, das relações e da estabilidade emocional dos familiares, amigos e funcionários de quem não tem controle sobre suas reações. Psicólogos, psiquiatras e outros profissionais da área da saúde mental se deparam a cada dia com casos que os atordoam e que requerem um conhecimento especializado em como lidar com a raiva.

Raiva inspira medo, angústia, desalento e agressão naqueles que observam ou são vítimas de episódios incontidos de violência verbal ou física. Poucos são os profissionais no Brasil que têm conhecimento dos procedimentos de comprovada eficácia no manejo da raiva. Este livro começa com a contextualização teórica da técnica proposta, oferece um plano de tratamento pormenorizado, explica como proceder em cada sessão e termina oferecendo um recurso psicoeducacional valioso: uma cartilha que pode ser oferecida ao paciente a fim de que ele consiga gerenciar melhor sua raiva.

Ficha técnica

Título: O treino cognitivo de controle da raiva: o passo a passo do tratamento

Autoras: Lucia Emmanoel Novaes Malagris e Marilda Emmanuel Novaes Lipp

Editora: Cognitiva

Páginas: 140