Depois do sucesso do livro ‘Saúde mental, gênero e dispositivos’, a doutora em psicologia clínica Valeska Zanello lança a versão de bolso ‘A prateleira do amor: sobre mulheres, homens e relações’, também pela Editora Appris. O novo modelo tem linguagem não técnica com a proposta de facilitar o acesso de pessoas ao conteúdo e, em especial, de mulheres, grupo que mais se queixa das vivências na vida amorosa.

As mulheres são maioria em tratamentos para ansiedade e depressão. Com mais de 20 anos de experiência em clínica e pesquisa em psicologia, Valeska acredita que não é possível falar de saúde mental sem falar de gênero. “A sociedade prepara os meninos para a vida e as meninas para o amor. Por isso, é muito comum que, mesmo uma mulher bem-sucedida profissionalmente, com dinheiro, com fama, seja questionada antes de qualquer coisa sobre a sua situação amorosa: casou, está namorando, quando se separou, tem uma paquera? É como se, antes, tivesse que mostrar essa carta de apresentação que comprova o sucesso da mulheridade”, relata a professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade de Brasília (Unb).

A metáfora “prateleira do amor”, citada no livro original, exemplifica os diferentes modos de amar que mulheres e homens aprendem. “São elas que se subjetivam na prateleira e aprendem que seus corpos são o grande capital simbólico e matrimonial. A prateleira é marcada por um ideal estético, construído historicamente em nosso país: branco, louro, magro e jovem. Quanto mais distante desse ideal, pior a localização da mulher na prateleira e maior o preterimento afetivo sofrido, por parte dos homens. Isso afeta diretamente mulheres racializadas, velhas, com deficiência, com corpos gordos ou mulheres indígenas. A chancela de sucesso da prateleira ou dessa forma de amar é ser escolhida. Afinal, o que aprendemos no processo de mulherificação é que só somos desejáveis se algum homem nos deseja”, explica Valeska, que também coordena o grupo de pesquisa de saúde mental e gênero do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sobre a autora

A professora doutora Valeska Zanello é graduada em filosofia e em psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), onde também concluiu o doutorado em psicologia, com período de pesquisas na Université Catholique de Louvain (Bélgica). É professora do Departamento de Psicologia Clínica da UnB, onde também orienta o mestrado e o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura. Tem experiência na área de psicologia com ênfase em saúde mental, gênero, psicanálise e filosofia da linguagem. Coordena o grupo de pesquisa Saúde Mental e Gênero, com foco em mulheres e interseccionalidade com raça e etnia.

Ficha técnica

Título: A prateleira do amor: sobre mulheres, homens e relações

Autora: Valeska Zanello

Editora: Appris

Páginas: 144