A sabotagem de relacionamento acontece quando escolhemos nosso instinto de nos proteger em vez de nosso instinto de nos conectar com os outros, para evitar a vulnerabilidade e, portanto, o trauma. Também pode vir de não querer repetir o que aconteceu em um relacionamento anterior ou o que você viu acontecer em outro relacionamento.

A sabotagem de relacionamento (uma forma de autossabotagem) é inerentemente gratificante para nós. Assumimos que nossos relacionamentos não vão durar e os rompemos preventivamente – fortalecendo nossa crença de que nossos relacionamentos não duram. O ciclo de feedback negativo é reforçado e fica mais difícil sustentar um relacionamento de longo prazo.

Amostra diversificada

O estudo conduziu extensas entrevistas com uma amostra diversificada de 696 indivíduos para entender por que e como as pessoas se auto-sabotam nos relacionamentos. Ele identificou três maneiras principais pelas quais o fenômeno se desenrola:

  1. A defensividade costuma ser encenada como um contra-ataque quando alguém se sente vitimizado – alguém pode estar se sentindo atacado pelas críticas constantes de seus parceiros ou vulnerável em seu relacionamento e com medo de se machucar. Portanto, para combater esses sentimentos, eles tentam assumir o controle colocando defesas com antecedência.
  2. A dificuldade de confiança é uma atitude e um comportamento aprendidos. Por exemplo, os indivíduos esperam que sua confiança seja quebrada porque isso aconteceu no passado ou é o que eles entendem ser verdade nos relacionamentos, e suas expectativas muitas vezes podem desencadear comportamentos que cumprem essa profecia.
  3. A falta de habilidades de relacionamento refere-se ao fato de que alguns indivíduos não sabem como estar em um relacionamento ou mesmo trabalhar para compromissos saudáveis. Eles provavelmente não tiveram modelos positivos em suas vidas. Praticar habilidades de relacionamento, como comunicação honesta e aberta e gerenciamento de expectativas, pode ajudar a colocar o relacionamento de volta nos trilhos.

Padrões de auto-sabotagem

O estudo também oferece cinco insights úteis para neutralizar os seus próprios padrões de auto-sabotagem ou os de seu parceiro nos relacionamentos. Se você está em uma fase de auto-sabotagem em sua vida amorosa, Peel recomenda trabalhar no seguinte:

  1. Confiar. Pessoas com medo ou tendência à infidelidade lutam para confiar em seus parceiros. Se você não confia em seu parceiro para não machucá-lo, seu relacionamento pode se transformar em uma luta pelo poder.
  2. Compromisso. As pessoas muitas vezes temem o compromisso porque pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes. Definir o quão profundo é o seu compromisso com seu parceiro e pedir a ele que atinja um certo limite de compromisso pode ajudá-lo a evitar problemas de comprometimento excessivo ou tolerância a comportamentos inaceitáveis.
  3. Comunicação. Os relacionamentos desenvolvem rachaduras quando as coisas (especialmente as preocupações) não são ditas. A falta de comunicação pode levar a fingir que está tudo bem e entrar no modo ‘piloto automático’ quando a pilotagem ativa é necessária.
  4. Segurança. Sentir-se inseguro geralmente é resultado de um trauma não resolvido. Para os emocionalmente inseguros, ser vulnerável com outra pessoa é uma das coisas mais difíceis de alcançar. Mas é necessário.
  5. Aceitação. Entrar em um relacionamento é um risco que você corre. Sim, é preciso ter cuidado e ponderação ao tomar tal decisão. Mas, aceitar que a possibilidade de se machucar (ou não) está além do seu controle pode tornar seu relacionamento mais satisfatório.