A terapia do esquema (TE) vem ganhando notoriedade no campo das psicoterapias contextuais pois tem demonstrado efetividade em transtornos resistentes a outras abordagens da psicologia, como os de personalidade, humor e ansiedade. Seus objetos de estudo e intervenção são os esquemas iniciais desadaptativos (EIDs). Tais esquemas surgem na infância como frutos da interação entre o temperamento pessoal com um ambiente que não atende a necessidades emocionais básicas, como afeto e segurança, e marcam emoções e comportamentos disfuncionais ou autodestrutivos na fase adulta.

Para os profissionais da saúde mental que atuam com a abordagem, a Sinopsys Editora lançou o ‘Manual de técnicas em terapia do esquema’, de autoria da psicóloga Natanna Taynara Schütz. O livro propõe 198 técnicas diretas para o trabalho com 18 EIDs, além de inúmeras estratégias, sugestões de tarefas de casa e orientações baseadas em intervenções cognitivas, vivenciais/emocionais, comportamentais e interpessoais.

Na elaboração de cada uma das técnicas e estratégias terapêuticas, foram considerados também conhecimentos advindos de outras linhas da terapia cognitivo-comportamental (TCC) de terceira onda/geração em razão do caráter integrativo que vem se mostrando cada vez mais apropriado. Além disso, foram utilizados conceitos e estratégias voltados para o trabalho com os esquemas iniciais adaptativos (EIAs), que estão ganhando destaque na terapia do esquema em função do equilíbrio necessário entre os fatores negativos e positivos envolvidos na vida das pessoas os quais, quando trabalhados em paralelo, podem ser ainda mais eficientes.

Sobre a autora

A psicóloga Natanna Taynara Schütz é mestra em saúde e desenvolvimento psicológico pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua em consultório particular com atendimentos dentro da linha das psicoterapias cognitivo-comportamentais de terceira onda. Também é docente em cursos de especialização, supervisora de atendimentos clínicos, autora e organizadora de livros e materiais terapêuticos na área de psicologia e idealizadora do www.mudese.com.br.

Ficha técnica

Título: Manual de técnicas em terapia do esquema

Autora: Natanna Taynara Schütz

Editora: Sinopsys

Páginas: 352