A eficácia da terapia cognitivo-comportamental (TCC) como intervenção psicológica para questões emocionais e comportamentais é indiscutível. Dessa forma, acredita-se que a adaptação da abordagem para o modelo de coaching também possa fazer a diferença no contexto de gestão de pessoas, ou mesmo possa instrumentalizar o terapeuta cognitivo-comportamental com um conjunto de técnicas e habilidades que possam gerar resultados ainda melhores com seus clientes não clínicos.

Para isso, uma nova linguagem cognitivo-comportamental precisa ser desenvolvida. Essa linguagem – mais focada em soluções e nas forças das pessoas – é a essência do coaching cognitivo-comportamental (CCC), tema do livro ‘Coaching cognitivo-comportamental: desenvolvimento humano com base em evidências e com foco em solução’.

Forças, talentos e habilidades que, em muitos contextos, são aplicados com resultados positivos parecem encobertos quando determinados desafios são apresentados. O trabalho do coach cognitivo-comportamental é, então, aumentar a autoconsciência do coach e, por meio do questionamento socrático, para a construção de novos hábitos mentais e a aplicação de forças onde a mudança precisa ocorrer. Profissionais trabalhando sob o modelo cognitivo-comportamental (em qualquer contexto) podem se beneficiar da aplicação de noções da psicologia positiva e da abordagem focada em soluções para ajudar as pessoas a estarem em seu melhor.

Ficha técnica

Título: Coaching cognitivo-comportamental: desenvolvimento humano com base em evidências e com foco em solução

Autoras: Gisele Pereira Dias e Clarisse Pereira Dias Drumond Fortes

Editora: Cognitiva

Páginas: 224