O livro Integrando TCC e terapias de terceira onda, da Sinopsys Editora, oferece uma abordagem informativa para integrar terapias baseadas em evidências. Os capítulos teóricos revisam brevemente quatro terapias: terapia cognitivo-comportamental (TCC), terapia comportamental dialética (DBT), terapia de aceitação e compromisso (ACT) e terapia focada na compaixão (TFC).

Os autores identificam os processos de mudanças nucleares e examinam como cada terapia contribui para a integração de todas elas. São apresentados tópicos como influência das adversidades no início da vida no bem-estar mental posterior, fundamentos teóricos de mindfulness, análise comportamental, reviver e reescrever e dissociação.

Esta obra auxilia terapeutas a estruturarem as sessões com os clientes, além de apresentar como seguir uma abordagem teórica e oferecer uma estrutura terapêutica para o trabalho clínico integrado. Fornece subsídios para a prática reflexiva e para a supervisão, sendo recurso essencial para estudantes que estão aprendendo sobre uma variedade de abordagens terapêuticas.

Público-alvo

Iniciantes na área, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, psicoterapeutas e outros profissionais que desejam um guia sucinto sobre a integração de terapias baseadas em evidências.

Diferenciais da obra

Este livro faz parte da série Características Distintivas, que convida os mais importantes clínicos e teóricos das principais terapias entre as terapias cognitivo-comportamentais a destacarem as características fundamentais e distintivas das abordagens que utilizam.

Sobre os autores

Fiona Kennedy é clínica premiada, pesquisadora, treinadora e autora. É diretora do GreenWood Mentors, fornecendo terapia, supervisão e treinamento. Especialista em trauma e suas consequências, especialmente dissociação, e na integração da TCC e terapias de terceira onda. É voluntária na Índia, onde ajuda organizações não governamentais (ONGs) a fornecerem e pesquisar cuidados integrais para pessoas jovens em condições de adversidade.

David Pearson é psicólogo clínico consultor no National Health Service, no Reino Unido. Atualmente, é diretor do GreenWood Mentors, conselheiro da ONG Dream a Dream e autor premiado. O planejamento de intervenções e avaliações depois de adversidades severas na infância e a integração da terapia para atender às necessidades dos indivíduos têm sido seus interesses ao longo da vida.

Ficha técnica

Título: Integrando TCC e terapias de terceira onda

Autores: David Pearson e Fiona Kennedy

Editora: Sinopsys

Páginas: 168