O Instituto Cognitivo Comportamental de Marília/SP promove curso de especialização em terapia comportamental e cognitiva em saúde mental de 11 de março deste ano a 7 de julho de 2023 nos formatos on-line (Zoom) e presencial (Hotel JR).

Direcionado a psicólogos, residentes em psiquiatria e médicos psiquiatras, tem como objetivos específicos habilitar os alunos a tratarem os principais transtornos psiquiátricos e problemas de saúde mental; instrumentalizá-los a compreender os principais problemas da clínica psiquiátrica contemporânea; e apresentar as principais e mais atuais intervenções na abordagem comportamental cognitiva para os transtornos psiquiátricos.

A metodologia inclui aulas expositivas, oficinas para demonstração de técnicas, estudos dirigidos, resenhas de artigos científicos e prática supervisionada.

Evidência comprovada

O curso foi criado em 1998, inicialmente como aprimoramento, para suprir a necessidade de profissionais médicos e não médicos de capacitação em terapia comportamental e cognitiva. O foco eram os transtornos de ansiedade. Posteriormente foram incluídos outros transtornos psiquiátricos bem como processos psicoterápicos específicos da abordagem.

A terapia comportamental e cognitiva em saúde mental vem apresentando na literatura relatos de evidência comprovada e uma demanda dos profissionais pelo conhecimento desta prática.

Sendo assim, há a necessidade de que os profissionais se especializem, tendo em vista que as faculdades formam alunos com conhecimentos generalistas sem um aprofundamento específico e é na pós-graduação que o aluno irá se especializar na abordagem que pretende atuar.

Informações complementares:

Período do curso: 11/03/2022 a 07/07/2023;

Carga horária total: 458 horas;

Horário das aulas: aulas quinzenais às sextas-feiras das 19 às 22 horas e sábados das 8h30 às 17 horas (supervisão do atendimento clínico a combinar com o supervisor).

Critérios de avaliação:

Os alunos serão avaliados por atividades, estudos dirigidos e resenhas de artigos científicos, de acordo com a proposta de cada disciplina.

Será solicitado ao aluno um trabalho de conclusão de curso/monografia no qual deverá receber no mínimo a nota sete para ser considerado aprovado.

Para que o discente seja considerado aprovado no curso, deverá cumprir 75% das atividades propostas e obter média sete ao final do curso.

Os alunos terão uma avaliação continuada. Ao final de cada aula, o professor realiza uma atividade de avaliação descrita no programa.

Certificação:

O certificado será emitido pela Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – EEP/HCFMUSP.

Processo seletivo:

Para participar do processo seletivo, consulte a página de inscrição aqui.

Prazo: 20/02/2022

Local do curso:

Aulas on-line: transmitidas ao vivo pela plataforma Zoom;

Aulas presenciais: JR Hotel. Avenida Rio Branco, 716, Centro, Marília/SP.

Para mais informações, acesse aqui.