Em uma análise recente com mais de 1.300 participantes em quatro países diferentes, uma equipe liderada por Gabriela Tonietto, da University of Rutgers Business School, descobriu que pessoas que achavam que atividades de lazer eram uma perda de tempo tinham níveis mais altos de depressão, ansiedade e estresse do que aqueles que valorizavam mais essas atividades.

Algum tempo de lazer

Mesmo quando as pessoas que acreditavam que essas atividades eram um desperdício se permitiam algum tempo de lazer, eram menos capazes de se divertir – e, portanto, menos capazes de experimentar os benefícios.

O lazer e as atividades recreativas têm se revelado benefícios significativos. Tirar um tempo para nutrir o eu, seja tomando um banho à luz de velas, dando um passeio rápido no parque ou assistindo a um programa de TV favorito, proporciona uma sensação de equilíbrio e reforça a autoestima.

Benefícios físicos e psicológicos

Os benefícios físicos e psicológicos incluem níveis reduzidos de estresse, ansiedade e depressão; humor melhorado; e níveis mais elevados de emoção positiva. O envolvimento em atividades recreativas também pode diminuir os níveis de cortisol, a pressão arterial e a frequência cardíaca.

Por outro lado, está comprovado que trabalhar sem verdadeiras pausas reduz a produtividade.