A capacidade de solucionar problemas interpessoais está entre as habilidades mais fundamentais a serem desenvolvidas na adolescência, por sua importância frente a inúmeras situações da vida e por sua relação com outras capacidades, como assertividade, autocontrole emocional e empatia. O livro ‘Solução de problemas interpessoais na adolescência – Avaliando possibilidades para a tomada de decisão’, da Sinopsys Editora, tem como objetivos favorecer a compreensão acerca da habilidade de superar adversidades e contribuir para a aquisição de um repertório mais adaptativo, que permita ao jovem lidar melhor com suas demandas.

De autoria das psicólogas Shirley Simeão, Ludmila Rodrigues e Luciana Carla dos Santos Elias, a publicação apresenta uma possibilidade de psicoeducação sobre o tema e sugere várias atividades práticas já testadas e efetivas que podem orientar a atuação dos educadores e profissionais da saúde mental junto ao público juvenil. Os passos sugeridos podem ser utilizados em outras tarefas que tenham como foco a solução de problemas; o importante é praticar para alcançar os resultados almejados.

Sobre as autoras

Shirley Simeão é professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Cognição e Comportamento (LAPECC). É também representante estadual das terapias cognitivas pela UFPB e integrante do Grupo de Trabalho Relações Interpessoais e Competência Social.

Ludmila Rodrigues é psicóloga clínica com formação em terapia cognitivo-comportamental (TCC). Tem formação em terapia do esquema (TE) e especialização em psicopedagogia, educação global e inteligências humanas. Dedica-se ao atendimento de adolescentes e adultos e ao desenvolvimento de habilidades sociais como promoção de saúde e prevenção.

Luciana Carla dos Santos Elias é doutora em psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP) e docente junto ao Departamento de Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP-USP. Coordena o Laboratório de Psicologia da Educação e Escolar (LAPEES), desenvolvendo pesquisas relacionadas a habilidades sociais, inclusão de alunos na rede pública de ensino e psicologia escolar. Também é Integrante do GT Relações Interpessoais e Competência Social.

Ficha técnica

Título: Solução de problemas interpessoais na adolescência – Avaliando possibilidades para a tomada de decisão

Autoras: Shirley Simeão, Ludmila Rodrigues e Luciana Carla dos Santos Elias

Editora: Sinopsys Editora

Páginas: 64