Gostaria de tirar uma dúvida sobre o desenvolvimento do aprendizado. Fala-se muito sobre o ensino humanizado em que a emoção estimula a cognição e a consciência, ou seja, influencia no desenvolvimento intelectual. Ensinar uma criança a lidar com as emoções pode fazer com que tenha funções cognitivas racionais mais intensas e que seu aprendizado seja potencializado por isso?

O córtex límbico recebe projeções de áreas sensitivas superiores e projeta para outras regiões corticais, dentre elas o córtex pré-frontal.

No cérebro normal, dotado de inúmeras e quase infinitas interconexões, a interação entre os dois hemisférios é tão integrada que não se pode dissociar claramente suas funções específicas. Ambos se auxiliam na efetuação de tarefas várias. Nenhuma parte do sistema nervoso funciona isoladamente, de tal forma que o cérebro pode fazer com que as funções das áreas lesadas sejam assumidas por outras áreas sadias.

É importante sabermos com que idade se desenvolve, mais satisfatoriamente na pessoa, seus lobos frontais e pré-frontais (depois dos 12 anos). O córtex pré-frontal é mais relacionado à cognição e consciência, ou seja, do desenvolvimento intelectual. Os argumentos racionais das terapias cognitivas procuram fazer a pessoa reaprenderem a lidar com suas emoções por meio da cognição, como uma alternativa racional das exigências da angústia detonada, seja pelo córtex frontal aliado ao Sistema Límbico.