Uma nova pesquisa conduzida pelo Penn State College of Medicine revela que consumir cogumelos pode beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Os pesquisadores da Penn State usaram dados sobre dieta e saúde mental coletados de mais de 24.000 adultos norte-americanos entre 2005 e 2016. Eles descobriram que as pessoas que comiam cogumelos tinham menor probabilidade de sofrer de depressão.

Reduzir os sintomas

“Os cogumelos são a maior fonte alimentar do aminoácido ergotioneína – um antiinflamatório que não pode ser sintetizado por humanos”, disse o pesquisador principal Djibril Ba, que recentemente se formou no programa de doutorado em epidemiologia da Faculdade de Medicina. “Ter altos níveis disso pode diminuir o risco de estresse oxidativo, o que também pode reduzir os sintomas de depressão.”

Os cogumelos de botão brancos, que são a variedade de cogumelos mais consumida nos Estados Unidos, contêm potássio, que se acredita diminuir a ansiedade. Além disso, certas outras espécies de cogumelos comestíveis, especialmente Hericium erinaceus, também conhecido como Juba de Leão, podem estimular a expressão de fatores neurotróficos, como a síntese de fator de crescimento nervoso, que pode ter um impacto na prevenção de distúrbios neuropsiquiátricos, incluindo depressão.

Efeitos específicos

Os pesquisadores notaram algumas limitações que poderiam ser abordadas em estudos futuros. Os dados não fornecem detalhes sobre os tipos de cogumelos. Como resultado, os pesquisadores não conseguiram determinar os efeitos de tipos específicos de cogumelos na depressão.