Quais são as tarefas terapêuticas da terapia cognitivo-comportamental (TCC) indicadas para quem tem o hábito de procrastinar ou de se autossabotar?

Existem tarefas terapêuticas para os dois casos, mas eu não colocaria no mesmo balaio quem procrastina e quem se autossabota. Procrastinar pode ser uma das estratégias de autossabotagem, que é baseada em crenças diferentes que as da procrastinação. Normalmente na crença da pessoa de que ela não merece.

No caso da autossabotagem, existem tarefas relacionadas com autoconhecimento e algumas tarefas de identificação de padrões que são muito úteis no combate ao comportamento de autossabotagem. Uma delas é solicitar ao cliente que analise as situações em que acredita que se autossabotou, o que fez, qual foi a consequência e o que poderia ter feito. E aí trabalhar com ele essas questões.

Já a procrastinação pode vir de vários tipos de crenças. Então uma coisa que se faz primeiro é a higiene ambiental, ou seja, tirar os distratores que estão atrapalhando e ajudando a pessoa procrastinar. Quando a procrastinação é no trabalho, por exemplo, uma das tarefas possíveis é fazer listas com base em datas de entrega ou de prioridades das tarefas que têm que ser cumpridas, porque aí a pessoa tem aquilo visível para ela, o que ajuda a tornar mais difícil procrastinar.

Também é possível trabalhar as consequências do que ela procrastina, porque tem coisas que procrastinar não vai trazer grandes impactos, mas tem outras que vão trazer um impacto muito pesado para a vida daquela pessoa. A gente trabalha com feituras de listas, por exemplo, e com resolução imediata de tarefas rápidas, coisas que podem ser feitas de imediato ao longo da semana, como responder a e-mails. Outra coisa que ajuda muita gente são lembretes com som programados para cumprir determinada tarefa em tal horário.

E no caso de a procrastinação ser com algo específico, como a arrumação de quarto (uma queixa comum de mães em relação aos filhos), por exemplo, o terapeuta combina que, durante a semana, o cliente arrume um pedacinho do quarto, pode ser uma gaveta. E essa é a tarefa daquela semana. Porque o que se está trabalhando não é fazer o negócio inteiro e deixar a outra pessoa feliz, o que se está trabalhando é o comportamento de se organizar para cumprir uma atividade.