O final do ano vem chegando e eu me conecto com a ansiedade, angústia e inúmeros questionamentos não respondidos de estudantes de último ano das faculdades.

A ansiedade de dar conta do que virá, finalizar estágios e escrever TCC e a certeza inquietante de que ainda não estamos prontos para o próximo passo, o passo de assumir por conta própria a reponsabilidades do cuidar e do servir.

O poder e a validação

Os estudantes dos últimos anos normalmente têm pressa. E sede. Pressa em assumir a vida vasta que enxergam adiante e sede de se verem atuando como profissionais formados (e validados?).

O diploma em si confere um poder gostosinho para nosso ego. É o símbolo da chancela que diz: pode ir, você está pronto. Mas na vida, querido estudante, não é assim.

A validação que buscamos até o momento (nas notas, nos diplomas, nas formaturas, nos estágios) são pedágios para o grande desafio que o jovem irá enfrentar a partir de agora. A validação, ele mesmo precisará se fornecer dia a dia, passo a passo na sua jornada profissional.

Preocupação com o futuro

Por duas vezes fui convidada para bater um papo com os estudantes dos últimos anos do curso de Psicologia da Universidade de Minas Gerais (UMG). Contar sobre minha trajetória profissional e as enormes possibilidades de atuação de um psicólogo. Muitas das perguntas que eu recebi estavam relacionadas com os cursos de pós-graduação e especialização. Havia uma certa pressa nos estudantes sobre o próximo passo intelectual e de aprendizado.

É importante continuar estudando e se aprimorando? Sem sombra de dúvidas. Mas querido futuro colega, tão (ou mais) importante que isso, é caminhar na vida praticando, exercitando, aprendendo com a experiência, colegas e na relação.

E em se tratar da profissão de Psicologia, o aperfeiçoamento, a supervisão, a leitura das teorias, ou seja, o aprendizado continuo, fará parte da vida do profissional, seja para qual área específica escolher atuar.

E MAIS…

O saber é prático

Para não errar na escolha do próximo passo após a faculdade, é importante não deixar a ansiedade fazer enxergar caminhos que não estão alinhados com o propósito real da construção de carreira pessoal. Algumas ações podem ajudar a se manter na trajetória desejada.

  • Estabelecer conexões e relações. Se o estudante veio até o momento preocupado apenas com as notas, ele precisa cuidar para montar uma rede de relacionamentos com colegas e professores que poderão apoiá-lo e ser seus mentores nos próximos anos. A rede de relações, ao longo do tempo é o bem mais precioso para o sucesso profissional.
  • É essencial ir para a vida! Trabalhar, praticar com responsabilidade, investir em supervisão e mentoria, pois só a vida real poderá direcionar esse profissional ao melhor investimento de educação.
  • Investir naquilo que já se sabe que precisa desenvolver ou em uma área que gosta e que quer aprofundar é um investimento que normalmente não tem erro, mas que só é possível com a vivência.
  • Não são os diplomas que vão levar o novo profissional a ter sucesso na carreira e realização pessoal, mas sim o impacto e o valor que ele agregará na vida nas pessoas.
  • Sendo assim, para agregar cada vez mais valor e impacto aos outros, é importante investir sem moderação em autoconhecimento. No processo de desenvolvimento, só levamos o outro até onde nós mesmos já estivemos.