Há 16 anos em minha atuação clínica, após 8 anos em atuação escolar, venho tendo a percepção cada vez mais clara da importância que precisamos dar as fases do desenvolvimento humano, no que diz respeito a parte emocional e educacional, me referindo aqui a todas as idades e fases da vida. Ter esse conhecimento é importante na atuação do psicólogo em diversas áreas que envolvam emoção e aprendizado.

Estudo de várias ciências

O desenvolvimento humano é estudo de várias ciências, dentre elas, a Biologia, Sociologia, Antropologia, a Educação, a Medicina e a História. Elas contribuem com informações importantes e com explicações sobre o desenvolvimento do ser humano com relação ao seu ciclo vital. E dentro da Psicologia, o ramo que estuda com maior aprofundamento estes aspectos, é denominado Psicolcogia do Desenvolvimento.

Esta área tem como objetivo estudar o desenvolvimento psicológico do ser humano do nascimento até a morte, ou seja, o seu desenvolvimento ontogenético, é também chamado de Psicologia Evolutiva ou Psicologia das idades, (arrisco dizer que desde o ventre materno existem questões que marcam a trajetória do ser humano de alguma forma).

E MAIS…

Ponto de vista emocional

Os psicólogos do desenvolvimento, pontuam 5 princípios que são úteis para a compreensão de qualquer idade. Alguns dissertam sobre a forma como ocorre o desenvolvimento e outros falam sobre a compreensão do desenvolvimento. Segundo Baltes e et al., 1998; Smith e Baltes, 1999; Staundiger e Linderberger, 2003 citado por Berger, 2207). São eles:

Multidirecional, onde a mudança ocorre em todas as direções, não sendo linear.

Plasticidade: cada indivíduo e cada traço individual é suscetível a mudanças em algum momento da vida. A mudança é contínua.

Multicontextual: A vida humana está incluída em diversos contextos que compreendem condições históricas, tradições culturais e níveis econômicos.

Multicultural: São reconhecidas diferentes culturas, em termos internacionais, mas também a diversidade cultural dentro de uma mesma nação.

Multidisciplinar: Para a psicologia, como ciência que estuda o desenvolvimento, são necessárias as contribuições a partir de outras disciplinas como a biologia, a educação, a genética, a economia e a história. Quanto mais disciplinas contribuírem, melhor pode ser compreendido o desenvolvimento.