O mês de setembro é marcado pela campanha Setembro Amarelo para lembrar da importância de cuidar da saúde mental, como prevenção ao suicídio e conscientização da população sobre este assunto tão importante. Pensando nisso, a Faculdade IDE, instituição de ensino especializada em saúde, promove nos dias 28, 29 e 30 de setembro, sempre às 20h, a Maratona Café Web para conversar sobre o assunto. O evento, que acontece pelo Google Meet, é uma edição especial do seu projeto “Café com especialistas”, que está totalmente online devido as restrições sociais necessárias para se proteger do novo coronavírus. Os encontros reúnem profissionais do grupo através da perspectiva das suas áreas de atuação.

Para conversar sobre uma temática tão importante, foram escolhidos três profissionais da área de saúde que também são coordenadores de pós-graduações da Faculdade IDE. Para abrir esta edição, na segunda-feira (28), a terapeuta ocupacional e especialista em saúde mental, Camila Augusta, vai falar sobre “A prevenção do suicídio”. A palestra aborda como identificar um comportamento suicida, a intencionalidade do suicídio, fatores de riscos, circunstâncias, o que fazer e não fazer, prevenção, fatores de proteção, papel da família e atuação dos diversos seguimentos, como saúde, educação e assistência social.

No segundo dia (29), a psicóloga Ana Carolina Peuker, entusiasta
do fortalecimento da psicologia como ciência e da inovação na área, vai falar sobre “O impacto da COVID-19 no futuro da psicologia”, com um bate papo sobre as transformações da psicologia que já estão acontecendo, alguns padrões que se tornarão o nosso “novo normal”. Nesta situação de pandemia, tivemos uma imersão “forçada” no mundo digital, mas quando isso tudo passar, certamente, vamos manter o que tivemos de aprendizado como o valor da tecnologia para o cotidiano da psicologia. A profissional vai discutir sobre esses impactos no trabalho e as habilidades necessárias ao psicólogo do futuro no mundo pós-pandemia.

Para fechar a programação, na quarta-feira (30) é a vez de falar sobre “Desesperança e suicídio: compreensão e intervenções a partir da Terapia Cognitivo-Comportamental” com a psicóloga e especialista em terapia cognitivo-comportamental, Flávia Rios. Ela vai trazer o suicídio na perspectiva de saúde pública e conversar sobre um importante aspecto envolvido no comportamento suicida, que é a desesperança, pois interfere no funcionamento global do indivíduo. A temática será abordada sob a ótica da terapia cognitivo-comportamental, uma abordagem psicoterapeuta que mais cresce no mundo, pontuando aspectos importantes para a compreensão e intervenção do problema.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://materiais.faculdadeide.edu.br/cafe-web-setembro-amarelo.

Os inscritos na “Maratona Café Web” sobre o setembro amarelo recebem um link por e-mail para participar da sala de bate papo virtual no dia e horário agendados. Mais informações: https://www.faculdadeide.edu.br/.  

PROGRAMAÇÃO

28 de setembro de 2020

Tema:A prevenção do suicídio

Palestrante: M.Sc. Camila Augusta de Oliveira Sá

29 de setembro de 2020

Tema: O impacto da Covid-19 no futuro da psicologia

Palestrante: Dra Ana Carolina Peuker

30 de setembro de 2020

Tema: Desesperança e suicídio: compreensão e intervenções a partir da terapia cognitivo-comportamental

Palestrante: Esp. Flávia Rios

Horário: sempre às 20h

Onde: através de transmissão por vídeo conferência, no Google Meet

Inscrições: https://materiais.faculdadeide.edu.br/cafe-web-setembro-amarelo