A perda cognitiva está sendo uma realidade para muitos idosos que estão em isolamento social há mais de um ano.  Alguns que tinham a vida ativa antes da pandemia e que ainda trabalham, nunca ficaram tanto tempo dentro de casa fazendo a mesma rotina diariamente. 

O ser humano precisa viver em comunidade. Ele é um ser social. E ao contrário do que se pensa, muito mais do que os jovens, o idoso necessita dessa troca entre as pessoas. Muitos deles estão isolados da maioria dos seus familiares. Sem datas festivas, sem feriado e fim de semana e isso piora consideravelmente a parte cognitiva.

Depressão acentuada

Vale a pena também tomar cuidado com os sintomas de depressão. Ela pode acentuar as perdas cognitivas neste período. 

Aqueles pacientes que já apresentavam alguma perda de memória ou raciocínio devido a uma doença, como o Alzheimer ou outras demências, estão tendo seu quadro clínico agravado também. Eles não conseguem entender sobre a pandemia, a transmissão tão assustadora do COVID-19 e o motivo pelo qual suas rotinas terem sido modificadas. 

 Para os que já apresentam doenças neurológicas, é importante que continuem suas atividades de fisioterapia e fonoaudiologia, caso as tenham. Isso vai fazer com que o quadro não seja agravado. Se o idoso puder contar com um atendimento domiciliar, melhor ainda. Se não, procurar agendar em horários que ele tenha contato com o mínimo de pessoas. Nos dois casos, manter todos os cuidados necessários para que não haja contaminação. Os cuidados com a saúde física são essenciais nesse momento em que estamos passando, mas não podemos esquecer da saúde mental, que também é muito importante para a qualidade de vida dos idosos.

E MAIS…

Atividades que ajudam o processo de cognição

Uma maneira de fazer com que essa perda da cognição seja menor é manter o idoso conectado aos dias da semana pelo menos. O familiar que está próximo pode motivar uma atividade diferente a cada dia.  Por exemplo, segunda-feira é dia de pedir as compras no mercado, terça de fazer alguma atividade física, mesmo que dentro de casa ou apartamento, quarta colocar roupa na máquina e assim por diante. O idoso pode ser incentivado a ver um filme, ler um livro, fazer trabalhos manuais. Dessa forma, quando voltar o retorno das atividades normais, ele terá menos chance de sequelas na sua cognição e mais facilmente voltará ao ritmo normal da vida.