Na próxima live do Café Filosófico CPFL, que ocorre nesta quinta-feira (23), às 18 horas, o psicólogo e filósofo Marcelo Ferretti conversa sobre o tema ‘Saúde mental e trabalho’. Este programa conclui a série ‘Mente em foco: trabalho e saúde mental’, sob curadoria do psicanalista Pedro Ambra, realizada em parceria com o movimento #MenteEmFoco – iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil que convida empresas e organizações brasileiras a reconhecerem a importância da saúde mental no ambiente de trabalho e a agir em benefício de seus colaboradores.

Entre tantos impactos causados pela pandemia atual, a saúde mental teve grande destaque pelo aumento exponencial de casos de debilidades emocionais. Para o psicólogo, filósofo e professor da FGV Marcelo Galletti Ferretti, os efeitos foram devastadores e afetaram os serviços de atendimento à saúde mental. “Os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre a saúde mental da população mundial foram devastadores. A prevalência de ansiedade e depressão aumentou de forma drástica, os serviços de saúde mental sofreram importantes desfalques e os cuidados se concentraram sobre o tratamento, especialmente por meio da telemedicina”.

Neste Café, Marcelo objetiva discutir a maneira de tratar o grave problema das doenças mentais e os agravos relacionados ao tipo de trabalho em ascensão no mundo contemporâneo corporativo e questiona: “O que seria preciso pôr em pauta para que eles possam ser encaminhados de fato?”.

A live do Café tem transmissão gratuita pelo canal do programa no YouTube e no perfil do Instituto CPFL no Facebook. O Café Filosófico CPFL é o broadcast de reflexões do Instituto CPFL e conta com formato on-line, programas de televisão e podcasts.

Serviço

O quê: Café Filosófico CPFL com Marcelo Ferretti, psicólogo
Quando: dia 23 de junho, quinta-feira, às 18 horas
Onde: youtube.com/CafeFilosofico
Participação: https://youtu.be/6NIUGNngQpM
Informações: institutocpfl.org.br

Sobre o Instituto CPFL

Com 18 anos de trajetória e sede em Campinas (SP), o Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia, responsável pela integração dos programas sociais, esportivos e culturais do grupo em uma única rede. Desde 2020, o Instituto CPFL atua em cinco frentes: CPFL Geração Jovem, que apoia iniciativas voltadas para o futuro das novas gerações; CPFL nos Hospitais, que apoia projetos de humanização e melhorias em hospitais públicos; o Intercâmbio Brasil-China, programa que promove o diálogo cultural entre os dois países; o Circuito CPFL, que reúne projetos itinerantes de cinema e etapas de corrida e caminhada; e o Café Filosófico CPFL, que promove reflexões através de palestras e séries audiovisuais com transmissão pela TV Cultura aos domingos e terças-feiras.