Meu pai já tem uma idade avançada e começou, repentinamente, a mostrar mudanças de comportamento, se tornando mais agressivo, mesmo em questões corriqueiras. O que será que pode estar acontecendo e como resolver, se ele se recusa a admitir que está precisando de ajuda?

É muito importante pensar no processo e em como aconteceu: como ele estava antes de ter essa reação, quando começou, qual atividade estava praticando, quem estava junto e o que foi dito. Tudo o que for lembrado neste momento e até antes disso pode ajudar a fazer uma ligação com tudo o que aconteceu.

Algumas outras questões também precisam ser levadas em consideração: como está a hidratação deste idoso? É comum muitos ficando desidratados porque o organismo da pessoa em idade mais avançada não avisa mais que está com sede e, quando desidratados, acontecem várias questões fisiológicas, inclusive agressividade.

Outro fator é o social e ele se sentir desconfortável com o ambiente que tem música muito alta, muitas pessoas falando ao mesmo tempo, entre outras. Há também fator o psicológico e, se for levar em conta a pandemia, ela trouxe agravantes: muitas pessoas estão muito tempo sozinhas, dentro de casa, ou com as mesmas pessoas, fazendo a mesma atividade ou sem fazer atividade. Por isso é importante que ele vá a um geriatra para ver se há necessidade de uma medicação e também passar por um psicólogo que poderá auxiliar neste processo, pois também pode se tratar de alguma demência.

Sobre a recusa em aceitar ajuda, é preciso que a família esteja atenta e disposta a acolher esse idoso, independentemente dele ter ou não uma demência. Demonstrar afeto e presença é fundamental para esse momento. Pois assim como não é fácil para a família, não é nada fácil para o idoso envelhecer também.