De acordo com uma recente pesquisa publicada na eLife, a doença cardíaca causa uma quebra de uma função cerebral chave que liga a atividade cerebral e o fluxo sanguíneo, o que significa que o cérebro recebe menos sangue para a mesma quantidade de atividade.

Prelúdio para a demência

Isso está acontecendo em pacientes com doenças cardíacas antes do acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos do cérebro (aterosclerose) e é um prelúdio para a demência. Até agora não estava claro como algumas formas de demência vascular podem ocorrer anos antes da aterosclerose no cérebro.

Os pesquisadores também descobriram que a combinação de doenças cardíacas e uma predisposição genética para a doença de Alzheimer triplica a quantidade de beta-amilóide, uma proteína que se acumula e desencadeia a doença de Alzheimer, e aumenta os níveis de um gene inflamatório (IL1) no cérebro.

Sintomas dos pacientes

A equipe também descobriu que as lesões cerebrais também podem piorar a regulação do fluxo sanguíneo cerebral, apoiando as observações de que os sintomas dos pacientes geralmente pioram após lesões ou quedas.