O estudo revela que apenas alguns minutos respirando a poluição do diesel pode reduzir o desempenho do cérebro em questão de horas.

Especificamente, os pesquisadores descobriram que esse tipo de exposição pode alterar a rede de modo padrão do cérebro, ou DMN. O DMN é composto de regiões cerebrais conectadas que são parcialmente responsáveis ​​pela memória e pelo processo de pensamento.

Essa atividade, descobriram os pesquisadores, era menor em pessoas expostas à poluição por diesel.

Conectividade funcional

As interrupções na conectividade funcional do cérebro também foram associadas à  depressão.

O estudo mostra que a função cerebral retornará ao normal dentro de horas após o término da exposição à poluição por diesel.

Mas não se sabe exatamente quanta poluição pode causar danos permanentes.

Em outra frente, uma pesquisa  publicada pela Academia Americana de Neurologia descobriu que uma partícula chamada PM2.5, encontrada na poluição do trânsito, pode aumentar o risco de demência. PM2.5 é composto de partículas de poluição que pairam no ar.

De 91 milhões de pessoas analisadas, 5,5 milhões desenvolveram demência; aqueles que foram diagnosticados com a doença tiveram mais exposição ao trânsito do que aqueles que não tiveram.

Risco de demência

Os pesquisadores também descobriram que o risco de demência aumentou 3% para cada micrograma por metro cúbico de PM2,5 a que uma pessoa foi exposta. As partículas PM2,5 são muito pequenas e podem ser inaladas muito profundamente em seus pulmões, movendo-se para o cérebro através do nariz.

Pensa-se que é assim que a morte das células cerebrais pode começar e levar a condições como a doença de Alzheimer.

O escapamento do carro é apenas uma parte do tráfego que pode ter um efeito negativo em seu cérebro.

Embora não haja como evitar completamente os riscos potenciais, a boa notícia é que você pode aprender maneiras de diminuir o risco e manter o cérebro saudável diariamente.

Sintomas apresentados

Quais são os sintomas de problemas cerebrais relacionados ao trânsito?

Qualquer tipo de tontura ou confusão mental que você perceba especificamente após estar no trânsito deve ser levado ao conhecimento do seu médico.

Problemas de audição podem ser um sinal menos conhecido, mas importante, do impacto que a exposição ao trânsito pode ter em seu cérebro.

“A superexposição ao ruído do tráfego pode levar ao  zumbido ”, disse Stéphane F. Maison, PhD, professor associado de otorrinolaringologia/cirurgia de cabeça e pescoço na Harvard Medical School e pesquisador principal dos Laboratórios Eaton-Peabody no Mass General Brigham Massachusetts Eye and Ear em Boston. “Isso causará um som de toque ou zumbido em seu ouvido o tempo todo. Esses sintomas podem levar à privação do sono, ansiedade e depressão”.

Uma razão menos conhecida para problemas com habilidades mentais após ouvir o ruído do trânsito é  a hiperacusia. Esse distúrbio raro torna a exposição a sons como o de um motor de carro insuportavelmente alto.

Você pode ter hiperacusia após uma lesão na cabeça, por causa de um vírus ou como resultado de condições como enxaqueca.

“A hiperacusia também pode levar à depressão”, diz Maison. “Se você suspeitar que pode ter sintomas de zumbido ou hiperacusia, faça um teste de audição.”

Ruído piora as condições

O ruído do tráfego pode causar ou piorar as condições de saúde mental?

Sim, dizem os especialistas – dependendo de quanto ruído você está exposto. Uma equipe de pesquisadores britânicos e alemães relatou que, se você for muito sensível ao ruído, os sons do trânsito que realmente o incomodam podem levar a diferentes formas de doença mental, se você estiver em risco. O ruído do tráfego também pode piorar as condições de saúde mental previamente diagnosticadas.

Mas a forma como isso pode ocorrer varia, dependendo da pessoa afetada.

“Não acho que haja uma duração específica de exposição ao ruído do tráfego rodoviário que seja mais irritante”, disse o principal autor do estudo,  Stephen Stansfeld , PhD, professor emérito de psiquiatria na Queen Mary University of London, Reino Unido “Horários do dia, por exemplo; o ruído do tráfego no início da manhã ou tarde da noite pode ser mais irritante, perturbando o tempo de descanso e sono.”

Impactos importantes

Outro estudo descobriu que a exposição ao ruído do transporte pode levar a uma chance de 9% de ansiedade severa; acredita-se que isso aconteça porque ruídos como o do trânsito podem estimular os hormônios do estresse em algumas pessoas.

A chave para saber se esses tipos de resultados adversos podem acontecer parece ser o tempo que você está ouvindo o tráfego.

Trajetos prolongados – não apenas uma curta viagem de carro ou caminhada por uma área congestionada – que são contínuos parecem ser os mais impactantes.