O risco de desenvolver demência foi ainda maior para pessoas cuja condição da tireoide exigia medicação de reposição de hormônio tireoidiano.

O hipotireoidismo ocorre quando a glândula tireoide não produz hormônios tireoidianos suficientes.

Isso pode retardar o metabolismo. Os sintomas incluem cansaço, ganho de peso e sensibilidade ao frio.

Em alguns casos, os distúrbios da tireoide foram associados a sintomas de demência que podem ser reversíveis com o tratamento, segundo o autor do estudo, Chien-Hsiang Weng, MD, MPH, da Brown University em Providence, Rhode Island. “

Pessoas recém-diagnosticadas

Para o estudo, os pesquisadores analisaram os registros de saúde de 7.843 pessoas recém-diagnosticadas com demência em Taiwan e os compararam com o mesmo número de pessoas que não tinham demência.

A média de idade era de 75 anos. Os pesquisadores procuraram ver quem tinha histórico de hipotireoidismo ou hipertireoidismo.

O hipertireoidismo, também chamado de tireoide hiperativa, ocorre quando a tireoide produz muito hormônio. Isso pode aumentar o metabolismo.

Principais sintomas

Os sintomas incluem perda de peso não intencional, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares e nervosismo ou ansiedade.

Um total de 102 pessoas tinham hipotireoidismo e 133 tinham hipertireoidismo.

Os pesquisadores não encontraram nenhuma ligação entre hipertireoidismo e demência.

Das pessoas com demência, 68 pessoas, ou 0,9%, tinham hipotireoidismo, em comparação com 34 das pessoas sem demência, ou 0,4%.

Hipotireoidismo

Quando os pesquisadores ajustaram outros fatores que poderiam afetar o risco de demência, como sexo, idade, pressão alta e diabetes, descobriram que pessoas com mais de 65 anos com hipotireoidismo tinham 80% mais chances de desenvolver demência do que pessoas da mesma idade sem problemas de tireóide.

Para pessoas com menos de 65 anos, ter histórico de hipotireoidismo não foi associado a um risco aumentado de demência.

Quando os pesquisadores analisaram apenas pessoas que tomaram medicamentos para hipotireoidismo, descobriram que tinham três vezes mais chances de desenvolver demência do que aqueles que não tomavam medicamentos.

Weng observou que o estudo observacional não prova que o hipotireoidismo seja uma causa de demência; mostra apenas uma associação.