Em um novo estudo publicado na revista científica ” EMBO Molecular Medicine “, cientistas do Centro Alemão de Doenças Neurodegenerativas (DZNE) e do Centro Médico Universitário de Göttingen disseram que certos níveis de microRNAs podem ser arautos da doença. Os MicroRNAs são moléculas que regulam e influenciam a produção de proteínas e são um processo central no metabolismo.

Quando os sintomas de demência se tornam perceptíveis, o cérebro já está gravemente danificado. O diagnóstico é muito tarde para ter uma chance de um tratamento eficaz. Se a demência for detectada precocemente, as chances de influenciar positivamente o curso da doença aumentam. Em indivíduos saudáveis, os níveis de microRNAs se correlacionaram com a aptidão mental e os indivíduos com menor hemograma tiveram melhor desempenho nos testes de cognição.

Declínio cognitivo

Em ratos, os pesquisadores descobriram que o valor aumentou antes mesmo de os animais começarem a apresentar declínio cognitivo, independentemente da idade do indivíduo ou porque eles desenvolveram sintomas semelhantes aos da demência de Alzheimer. Pacientes com comprometimento cognitivo leve apresentaram aumento dos níveis sanguíneos dos três microRNAs e 90% desenvolveram a doença de Alzheimer em dois anos. Por último, o estudo descobriu que – em camundongos e culturas de células – os três microRNAs influenciam os processos inflamatórios no cérebro e a “neuroplasticidade”, incluindo a capacidade das células nervosas se conectarem umas às outras.

Embora o estudo sugira que a assinatura de microRNA pode ser usada como uma abordagem de triagem “point-of-care” para detectar indivíduos em risco de desenvolver a doença de Alzheimer – bem como realçar o potencial das terapias de RNA para tratá-la – a técnica ainda não é adequado para uso prático.