As descobertas sugerem que há contribuições genéticas e/ ou ambientais comuns para a associação entre TDAH e demência. No estudo atual, os pesquisadores queriam superar isso examinando até que ponto as gerações mais velhas de indivíduos com TDAH foram diagnosticados com demência. O estudo analisou mais de dois milhões de pessoas nascidas na Suécia entre 1980 e 2001, das quais cerca de 3,2% foram diagnosticadas com TDAH. Usando registros nacionais, os pesquisadores vincularam essas pessoas a mais de cinco milhões de parentes biológicos, incluindo pais, avós e tios e tias, e investigaram até que ponto esses parentes desenvolveram demência.

Associação menor

Os pesquisadores descobriram que pais de indivíduos com TDAH tinham risco 34% maior de demência do que pais de indivíduos sem TDAH. O risco de doença de Alzheimer, o tipo mais comum de demência, foi 55% maior em pais de indivíduos com TDAH. Indivíduos com TDAH eram mais propensos a ter pais com demência de início precoce do que de início tardio.

A associação foi menor para parentes de segundo grau de indivíduos com TDAH, ou seja, avós e tios e tias. Por exemplo, os avós de indivíduos com TDAH tiveram um risco 10% maior de demência em comparação com os avós de indivíduos sem TDAH.

Embora o estudo seja incapaz de determinar uma relação de causa e efeito, os pesquisadores apresentam várias explicações potenciais que podem ser exploradas em pesquisas futuras.

“Pode-se imaginar que existem variantes genéticas não descobertas que contribuem para ambas as características, ou fatores de risco ambientais de toda a família, como status socioeconômico, que podem ter um impacto na associação”, diz Zheng Chang, pesquisador do Departamento de Epidemiologia Médica e Bioestatística no Karolinska Institutet, um dos autores do estudo. “Outra explicação possível é que o TDAH aumenta o risco de problemas de saúde física, o que por sua vez aumenta o risco de demência.”

Aumento nos diagnósticos

O TDAH (transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por desatenção, impulsividade e hiperatividade. Afeta cerca de 3% dos adultos em todo o mundo.

O número de novos diagnósticos de TDAH aumentou dramaticamente nas últimas décadas em meio ao aumento da conscientização e do conhecimento sobre o transtorno. No entanto, como o diagnóstico ainda é relativamente novo, houve apenas um número limitado de pequenos estudos sobre o desenvolvimento de demência em pessoas com TDAH, muitas vezes com resultados conflitantes.