Você já ouviu falar nos telômeros? O médico Vital Araújo explica que eles são estruturas constituídas por fileiras repetitivas de DNA que formam as extremidades dos cromossomos. Para quem não lembra, os cromossomos são aqueles componentes do núcleo celular responsáveis por transmitir as características hereditárias. A principal função dos telômeros é manter a integridade estrutural do cromossomo.

“O nome telômero vem do grego e significa ‘parte final’, um nome bastante apropriado para defini-los, partes de DNA localizadas nas extremidades dos cromossomos e têm como principal objetivo proteger o material genético presente no cromossomo, no entanto, eles não são estruturas estáticas”, explica.

De acordo com o artigo ‘A relação entre qualidade do sono e comprimento dos telômeros: uma revisão sistemática da literatura’, publicado pela revista científica Brain, Behavior and Immunity – Health, dormir pouco ou sofrer de condições como insônia e apneia do sono podem colaborar para a redução do comprimento dos telômeros.

Fatores

Conforme o artigo, existem diversos fatores que podem colaborar para o encurtamento dos telômeros, dentre eles, o sono. Os telômeros se tornam mais curtos ao longo da vida, processo que tem sido amplamente relacionado ao envelhecimento e consequente surgimento das mazelas da velhice, processo que ainda não foi totalmente esclarecido pela ciência.

Vital explica que o estudo mostra que telômeros podem ser encurtados sob influência de diversos fatores, como a multiplicação das células para regeneração de tecidos, maternidade, obesidade, uso de tabaco, estresse e sedentarismo, mas existe um fator importante que é muitas vezes ignorado: o sono. Há muito tempo já era apontada uma estreita relação entre a falta de sono adequado e o envelhecimento celular, mas apenas recentemente essa relação foi esmiuçada e o processo de encurtamento de telômeros foi incluído nessa equação.

Segundo o médico, o estudo revela que o sono sofre deterioração natural ao longo da vida, processo que ocorre paralelamente ao encurtamento gradual dos telômeros, de forma que determinar causa e consequência de cada processo é bastante complicado. O que se pode afirmar com base em diversos estudos e pesquisas é que a má qualidade crônica de sono potencializa a redução dos telômeros. “Por isso, é fundamental cuidar do seu sono e tratar condições que possam vir a prejudicá-lo para exercer algum poder preventivo no processo de encurtamento dos telômeros e atrasar os sinais de envelhecimento”, finaliza.