Uma área de pesquisa que recebeu muita atenção na última década é a relação entre o sono e um marcador significativo da idade biológica: o comprimento dos telômeros:  material de DNA encontrado dentro das células, e cujo comprimento pode fornecer indicações importantes sobre a idade biológica. Além disso, o menor comprimento dos telômeros está associado a maiores riscos de mortalidade e a maiores riscos de doenças crônicas e graves, incluindo doenças cardiovasculares , diabetes tipo 2 , doença de Alzheimer e câncer.

Proteção do material genético

O nome vem do grego – significa “parte final”, exatamente o que são os telômeros: as extremidades dos cromossomos. Fazendo uma analogia, são como aquelas pontas de plástico dos cadarços do tênis. Eles são partes do DNA muito repetitivas e não codificantes. Sua função principal é proteger o material genético que o cromossomo transporta.

Nossas células se dividem e se multiplicam constantemente. Para regenerar os tecidos e órgãos do nosso corpo, a longitude dos telômeros vai se reduzindo e, por isso, com o passar do tempo, eles vão ficando mais curtos. Quando finalmente os telômeros ficam tão pequenos que já não são mais capazes de proteger o DNA, as células param de se reproduzir: alcançam um estado de “velhice”.

Fatores que influenciam

Portanto, é correto dizer que os telômeros encurtam gradualmente à medida que envelhecemos. Mas há uma série de fatores que parecem influenciar o comprimento dos telômeros, acelerando o encurtamento dos telômeros ou ajudando a preservar seu comprimento ao longo do tempo. Esses fatores incluem:

  • Dieta
  • Peso e IMC (obesidade e maior circunferência da cintura estão relacionados ao menor comprimento dos telômeros)
  • Níveis de atividade física
  • Estresse
  • Hábitos de estilo de vida, incluindo tabagismo

Duração do sono

O sono é outro fator que parece ter uma influência significativa no comprimento dos telômeros.

Um crescente corpo de pesquisas mostrou ligações entre a duração do sono – a quantidade de sono da noite – e a duração dos telômeros. Em termos gerais, um sono mais longo foi associado a um maior comprimento dos telômeros, em várias populações diferentes, incluindo pessoas com e sem condições crônicas de saúde, tanto em homens quanto em mulheres, e em diferentes grupos etários.

Um estudo examinou dados da iniciativa de Saúde da Mulher em mais de 3.000 mulheres na pós-menopausa e descobriu que a cada hora de sono adicional além de cinco horas, o comprimento dos telômeros era significativamente maior. Os pesquisadores descobriram que, em média, as mulheres que dormiam menos de sete horas por noite tinham telômeros que eram equivalentes a mulheres dois anos mais velhas.

Algumas pesquisas também descobriram que a duração do sono mais curta está associada a telômeros mais curtos em crianças.