Meu filho tem oito anos e, embora não tenha dificuldade para dormir, tem o sono muito leve – embora acorde bem disposto. Preciso ficar preocupada com isso?

Mais importante do que a resposta é, antes de tudo, verificar a sensibilidade da pergunta, que demonstra uma atenção ao sono do filho, portanto, envolve o cuidado com um aspecto essencial para o desenvolvimento da criança, que é o papel do sono. 

Existem dificuldades e distúrbios: o melhor de tudo é que as dificuldades são mais fáceis de cuidar, porque se ligam a comportamentos de Higiene do Sono, que podem ser incluídos nas rotinas saudáveis.  Obviamente, pela queixa não parece se tratar de um distúrbio, mas há uma dificuldade, que poderá evoluir, se for ignorada.  O que ocorre é que o ciclo do sono não é um período inteiro, como parece: ele é composto por fases.  O sono reparador, que faz muito bem tanto para o físico como mental, precisa passar por todas as fases, que se repetem durante a noite, como pode ser observado no exame considerado padrão ouro, que se chama Polissonografia. O primeiro estágio é de uma sonolência leve, em que a atenção vai se desligando dos estímulos e o sono vai progredindo para outras fases mais profundas.  As primeiras etapas são de sono “Não REM” (Rapid Eye Movement, quer dizer, sem Movimento Rápido dos Olhos) que vai acontecer quando o sono chegar ao ponto de sonhar, por isso, os olhos se movimentam como se estivessem vendo alguma coisa, ainda fechados.  As etapas se sucedem e são importantes. Não é o caso de preocupar, mas de proporcionar um relaxamento e uma sensação de segurança maior para que ele se entregue às etapas do sono, sem continuar com vontade de controlar o ambiente, tão comum em criança com muita energia e atividade, fazendo o sono parecer um tempo perdido.  É bom que ele saiba que quando ele está dormindo o cérebro trabalha para ele tranquilamente, liberando hormônios que equilibram o desenvolvimento e consolidam a memória, como acontece com aqueles super-heróis que acordam com mais poderes ainda! Acordar bem disposto é um dado importante, mas vale a pena ficar atenta, porque a ansiedade é a grande inimiga do sono, então, o período que antecede o dormir deve ser bem tranquilo!