Já faz um ano que me separei do meu ex-companheiro e ainda não superei. Nosso relacionamento foi duradouro e nos separamos com uma idade mais madura. Não sei se isso dificulta o desapego ao passado. Só sei que me pego perguntando por quê para umas pessoas é tão mais rápido seguir adiante? Como me livrar da culpa de não ter dado certo?

Muito comum em casais com idades mais maduras que passaram parte da vida juntos, quando um adoece e parte, o outro, pouco depois, também se vai. Essa situação acontece porque além do amor, em função da convivência, as duas pessoas envolvidas servem como sustentação e estrutura emocional uma da outra.

Todavia, o que vai se configurando com o passar do tempo com esses casais, em muitas relações acontece desde o seu início. Há situações, inclusive, em que o amor pode até significar a menor parcela de uma relação na qual predomine a sustentação emocional. Portanto, o fato de um estar funcionando como estrutura emocional para o outro, pode ser uma das razões que dificulta a superação de um término, pois, além de ter que elaborar a perda, a pessoa terá que se deparar com as próprias dificuldades pessoais.

Quanto sentir a culpa pelo término da relação, eu perguntaria o porquê de estar assumindo somente para si a responsabilidade, até porque, se era uma relação, necessariamente envolvia os dois, o que torna ambos responsáveis pelo desfecho.

Claro, que toda superação é um processo. Precisamos respeitar o tempo de cada um, mas é importante que faça ações para que ela aconteça, passo a passo. Questionar-se é um bom começo. Buscar ajuda profissional também pode ser ótima alternativa.