A inteligência fluida é indiscutivelmente a característica definidora da cognição humana. Ele prevê sucesso educacional e profissional, mobilidade social, saúde e longevidade. Também se correlaciona com muitas habilidades cognitivas, como a memória.

A inteligência fluida é considerada uma característica chave envolvida no “pensamento ativo” – um conjunto de processos mentais complexos, como os envolvidos na abstração, julgamento, atenção, geração de estratégia e inibição. Essas habilidades podem ser usadas em atividades cotidianas – desde organizar um jantar até preencher uma declaração de imposto de renda.

Inteligência fluida controversa

Apesar de seu papel central no comportamento humano, a inteligência fluida permanece controversa, no que diz respeito a ser uma única ou um conjunto de habilidades cognitivas e a natureza de sua relação com o cérebro.

Para estabelecer quais partes do cérebro são necessárias para uma determinada habilidade, os pesquisadores devem estudar pacientes nos quais essa parte está ausente ou danificada. Esses estudos de “mapeamento de déficit de lesão” são difíceis de conduzir devido ao desafio de identificar e testar pacientes com lesão cerebral focal.

Consequentemente, estudos anteriores usaram principalmente técnicas de imagem funcional (fMRI) – o que pode ser enganoso.

Dificuldade crescente

O novo estudo, conduzido pelos pesquisadores do UCL Queen Square Institute of Neurology e do National Hospital for Neurology and Neurosurgery at UCLH e publicado na Brain, investigou 227 pacientes que sofreram um tumor cerebral ou acidente vascular cerebral em partes específicas do cérebro, usando o Raven Advanced Matrizes Progressivas (APM): o teste mais bem estabelecido de inteligência fluida.

O teste contém problemas de padrão visual de múltipla escolha de dificuldade crescente. Cada problema apresenta um padrão incompleto de figuras geométricas e requer a seleção da peça que falta em um conjunto de múltiplas escolhas possíveis.

Os pesquisadores então introduziram uma nova abordagem de “mapeamento de déficit de lesão” para desembaraçar os intrincados padrões anatômicos de formas comuns de lesão cerebral, como o derrame.

Rede matemática

Sua abordagem tratou as relações entre as regiões do cérebro como uma rede matemática cujas conexões descrevem a tendência das regiões serem afetadas juntas, seja por causa do processo da doença ou em reflexo da capacidade cognitiva comum.

Isso permitiu aos pesquisadores separar o mapa cerebral das habilidades cognitivas dos padrões de dano – permitindo-lhes mapear as diferentes partes do cérebro e determinar quais pacientes se saíram pior na tarefa de inteligência fluida de acordo com seus ferimentos.

Os pesquisadores descobriram que o desempenho prejudicado pela inteligência fluida foi amplamente confinado a pacientes com lesões frontais direitas – em vez de um amplo conjunto de regiões distribuídas pelo cérebro. Juntamente com tumores cerebrais e derrames, esses danos são frequentemente encontrados em pacientes com uma variedade de outras condições neurológicas, incluindo lesão cerebral traumática e demência.

Funções de alto nível

A principal autora, professora Lisa Cipolotti (UCL Queen Square Institute of Neurology), disse: “Nossas descobertas indicam pela primeira vez que as regiões frontais direitas do cérebro são críticas para as funções de alto nível envolvidas na inteligência fluida, como a resolução de problemas e raciocínio. Isso apóia o uso do APM em um ambiente clínico, como uma forma de avaliar a inteligência fluida e identificar a disfunção do lobo frontal direito. Nossa abordagem de combinar o novo mapeamento de déficit de lesão com investigação detalhada do desempenho do APM em uma grande amostra de pacientes fornece informações cruciais sobre a base neural da inteligência fluida. Mais atenção aos estudos de lesões é essencial para descobrir a relação entre o cérebro e a cognição, que muitas vezes determina como os distúrbios neurológicos são tratados.”